Por André Ribeiro
Mal havia visto o PC no Beira-Rio ontem e o guitarrista da Rola Stones veio correndo me dizer. “Nós encontramos o Leonel. Ele está aqui”, disparou, com sorrisão imenso e meio ofegante, até meio emocionado. Mas quem diabos é o Leonel?, pergunta o leitor.
Durante os últimos 20 anos eu sempre citei o Leonel como exemplo. Seja em entrevistas sobre os Stones ou em conversas com amigos. Na terça-feira mesmo mencionei o Leonel para amigos, sem colocar o seu nome. E ontem eu encontrei o Leonel depois de quase duas décadas.
Durante todo esse tempo eu coloquei o Leonel como única pessoa que encontrei em Porto Alegre tão fanática pelo Stones quanto eu. Nós passamos anos nos encontrando pelos bares da cidade e ficávamos a noite toda falando sobre a banda. Desde o tiozinho careca vendedor de loterias até o chileno vendedor de incenso, todos conheciam o Leonel de vê-lo nos bares, muitas vezes comigo papeando sobre Stones. Tá, mas e daí? Que merda esse cara (eu) quer dizer com isso?
O Leonel foi um pioneiro. Como o PC mesmo diz, a Rola Stones foi formada por causa do Leonel, primeiro vocalista da banda, que foi criada em torno da loucura dele por Mick Jagger e CIA. Até 1992/1993, Leonel foi o Jagger da única banda cover dos Stones no Rio Grande do Sul, responsável por criar um cenário stoneano por aqui. Eu lembro até hoje a primeira vez que vi a Rola no Escaler. E de quando fui falar com o Leonel depois de um show num boteco, dando ali largada para amizade de anos.
Formação original da Rola Stones no Beira-Rio |
O Leonel não é o cara que mais shows dos Stones viu. O Leonel não tem a maior coleção de discos dos Stones, mas o Leonel é um dos caras que mais ama a música dos Rolling Stones no mundo. Ele chora, ri, come, respira e caga Stones todos os dias. Eu não via o Leonel ha 20 anos, até que ontem topei com ele dentro do estádio. Instantaneamente percebi que nada mudou. E a mensagem que o Leonel passa a todo mundo é simples. Tu não precisas ser quem mais tem isso ou aquilo ou ter ido mais vezes a shows. Tu precisa levar a música no coração. E ninguém leva mais a música dos Stones no peito do que o Leonel.
Eu acabei depois perdendo ele de vista no estádio. Pode ser que leve mais 20 anos para revê-lo. Mas Leonel, tu és o cara. Tu és um pioneiro. Tu és uma lenda. E eu tenho certeza que tu vais ler isso e que vais te emocionar, assim como eu e todos teus amigos stoneanos também. Porque o que fica de tudo isso são os amigos. Posso nunca mais te ver Leonel. Mas meu velho, tu nao será nunca esquecido.
O Leonel é uma lenda e viva!
Como o Leonel tava lá? se eu não fui!!! Eu sou Leonel, argento também, e fui ao show no Maracanã e segundo no Morumbi.
É mu imitador!!!!!
Vou falar com meus advogados
(?)
Leo do Rio
Olá Andrezinho (desculpa a intimidade, mas é como o Leonel, ou para nós o Zózi carinhosamente sempre te chama)..
Meu nome é Rodrigo, toco com o Zózi desde 1999 num tributo aos Stones aqui em Nova Prata (e em outras bandas que montamos juntos, tocando, nestas, músicas de outras bandas.. sim, o Zózi não canta só Mick Jagger hehe) e estou escrevendo em nome dele.. Sabe como é.. como um bom dinossauro, ele não é muito chegado em tecnologia hehe..
Cara, ele se emocionou com teu texto, disse que tu é um baita parceiro e uma referência Stones no Brasil.. Imprimi o texto e mostrei para a mãe dele, que também, óbvio, se emocionou..
Disse que te espera em Nova Prata, ou para ver um show nosso, ou simplesmente para visitar ele..
Quarta ele estava extasiado.. ficou bem feliz em te encontrar e encontrar o PC, o João e o Beto (parceiraço, que infelizmente eu perdi de vista antes de começar o show)
Era isso..
Abraço e parabéns pelo blog..
Rodrigo..
E ai Rodrigo, eu sabia que o Leonel ia ler de alguma forma.
O Leonel é meu parceiraço, mas bota parceiro nisso. Eu lembro que chegava a brincar com ele, que se ele nao fosse tao feio eu casava com ele, pq além de fanatico pelo stones como eu, ele tem a mesma predileção futebolistica e ainda é brizolista.
eu lembro do dia que ele disse q ia pra nova prata e a gente foi tomar cerveja de despedida. eu achei q ele ia ta aqui toda hora, mas aconteceu que fiquei 20 anos sem ver esse puto. ele até me ligou algumas vezes dai, mas depois sumiu.
Pode deixar que com certeza, qdo passar por nova prata eu te procuro (ou me manda por favor como contatar o leonel pro andreribra@hotmail.com pra eu poder ligar pra esse veado).
faz 20 anos que cito o leonel como exemplo pra todo mundo, como cara absurdamente fã dos stones, tipo referência por aqui.
abração e muito obrigado pelo contato.
Andre! Temos que conseguir trazer essa banda do Leonel pra POA!! Você não consegue marcar um show pra ele?? Dizem que é o melhor Jagger do Brasil
Hahaha..em quatro palavras tu resumiu ele: brizolista, colorado, stoneano e feio.. não necessariamente nesta ordem..
Estou te enviando o contato dele..
Aqui também ele já virou referência e lenda..
Abração..
senhores, eu nao tenho contato em bares e afins, mas podemos ver se rola alguma coisa, talvez até algum show conjunto com a Rola Stones ou Hot Licks. Seria muito bacana.
abraços
Legal conhecer pessoas tao apaixonadas e fans de Rolling Stones.Tive o prazer de conduzir Sir Keith Richards nestes dias aqui em Poa e conviver algumas pequenas intimidades dele e do group.Os caras sao incriveis ainda mais qdo se esta proximo.Muita simpatia,educacao e uma incrivel humildade.Tks Sir KR for the gift.
CELSO DE OLIVEIRA! DO QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO?? COMO ASSIM CONDUZIU KEITH???
Olá, me chamo Leonel, moro em são paulo e aos fãs da banda Rolling Stones estou com 3 itens do show q fizeram aqui no Morumbi, 1champagne italiana do camarim da banda,1 crachá do evento e duas pulseiras dos dois dias de show,iinteressados irei passar meu n 11(953464988)zap,eu trabalho com eventos e trabalhei no Show
Me chamo Leonel e trabalho com eventos,estou com 3 itens do show dos Rolling aqui em são paulo,1 champanhe italiana do camarim da banda,1 cracha VIP do evento e duas pulseiras de serviços dos dois dias de evento,interessados me chamar no zap (11)953554988