Os Rolling Stones podem ter lançado a canção Scarlet apenas neste 22 de julho de 2020, mas a relação da música com o Brasil vem dos anos 1970. Exatamente em 10 de janeiro de 1976, Mick Jagger gravou uma versão do track nos estúdios da Polygram, no Rio de Janeiro, acompanhado por músicos locais.

A relação de Scarlet com o País é detalhada na página 65 do livro “Os Rolling Stones no Brasil”, de Nelio Rodrigues. Eram 16h de um sábado quando Jagger foi levado à gravadora pelo produtor Sérgio Carvalho.

Uma vez lá, eles se encontraram com músicos como o baixista Dadi (Novos Baianos). Fizeram parte das gravações ainda Antônio Adolfo (piano), Paulinho Braga (bateria), Luiz Cláudio (guitarra), Neném (cuíca), Marçal (tamborim), Lula (surdo), Risadinha (pandeiro) e Canegal (ganzá).

Dadi Carvalho (D) e Nelio Rodrigues. Foto: Elias Nogueira/divulgação

Fã dos Stones, Dadi ficou alucinado quando recebeu o convite. Antes dos Novos Baianos, o baixista tinha banda que tocava várias canções dos ingleses.

Por seis horas com Mick Jagger

A sessão durou até as 22 horas. Depois de várias jams por seis horas, Dadi lembra de um rock gravado naquela noite, que foi batizado de Scarlet. Um rock cuja a batida era marcha, recorda o músico.

Outras testemunhas estiveram presentes, como Liminha e o baixista Arnaldo Brandão (A Bolha), que chegou a morar com Mick Taylor em Londres no começo dos anos 1970.

Jimmy Page com os Stones

Os jornais cariocas especularam que a canção faria parte do próximo disco dos Stones, mas ela seguiu sumida até agora, quando apareceu com Jimmy Page na guitarra. Por curiosidade, a imprensa nacional também mencionou que Jimmy Page esteve em estúdio com os Stones naquela fase.

“Nós tiramos um som. Eu o conheço há 12 anos. Mas ele não tocou no disco (Black and Blue, lançado em abril de 1976). O Led Zeppelin estava gravando no estúdio antes de nós. Gravamos algumas faixas juntos, mas não vão entrar no disco, porque o resultado não ficou muito bom”, disse Jagger aos jornais cariocas.

The Wick, ex-casa de Ronnie em Richmond, onde Scarlet teria sido originalmente gravada. Foto: André Ribeiro/Stones Planet Brazil

Segundo Jimmy Page (veja aqui), a gravação de Scarlet ocorreu, na verdade, nos estúdios The Wick, casa onde Ronnie Wood viveu até 1974, quando a vendeu para Pete Townshend, do The Who.

The Wick

Em 2018, nós visitamos The Wick. É uma casa imensa em Richmond, no alto de um morro, com uma vista linda. Ali, Ronnie recebeu praticamente todos os grandes músicos do rock britânico para infindáveis jams. O clássico It´s Only Rock and Roll também saiu de sessões no estúdio da mansão.

Finalmente, podemos ouvir Scarlet, a misteriosa canção que passou pelo Brasil 44 anos antes de ser lançada.


Comentários

comentários