Este é um passeio que se precisa fazer em visita a Londres. Aproveite um fim de semana e vá bater perna pela Richmond stoneana. O lugar é lindo e você ainda encontrará pontos realmente importantes para a história dos Rolling Stones.

A primeira dica é que você deve ir com tempo. Richmond é uma lugar de muitos pubs, parques e perfeito para caminhadas em um belo dia de sol.

Fotos: André Ribeiro/Stones Planet Brazil

De cara com o Crawdady

E as atrações começam assim que você cruza a porta da Richmond Station. Basta atravessar a rua que você irá encontrar o antigo Crawdady, onde os Stones tocaram a partir de 1963. Hoje em dia o lugar se chama One Kew Road. Aliás, neste lugar sai uma tour pelo bairro aos domingos, que começa às 15h. Você visita lugares históricos dos Stones e dos Beatles. Para saber mais visite www.musiccheritage.com.

Os Stones começaram a tocar no Crawdady em fevereiro ce 1963 e em abril do mesmo ano, os Beatles foram assistir apresentação do novo grupo que começava a atrair muita gente.

Em junho, os Stones fizeram a última apresentação no pub, que se mudou para o Athletics Ground, que era onde acontecia o famoso Richmond Jazz & Blues Festival, no qual os Stones também tocaram. Na época, o setlist da banda é cheio de canções de Bo Diddley, Jimmy Reed, Chuck Berry, Muddy Waters, Fats Domino, etc.

Nós não conseguimos acessar o lugar onde está funcionando até hoje o segundo Crawdady, que abre às sextas-feiras para shows ao vivo. De qualquer forma, conseguimos tirar fotos do lado de fora do Athletics Ground. Neste lugar ocorreria o Richmond Jazz & Blues Festival. O lugar é citado por Bill Wyman no vídeo 25×5.

E neste ponto vou reforçar. Dedique tempo e disposição para caminhar quando for a Richmond.

Mansão dos sonhos

Subindo uma lombona se chega a nada mais, nada menos do que The Wick, a mansão de Ronnie Wood nos anos 1970, onde a primeira versão de It´s Only Rock and Roll foi gravada.

Keith Richards ficou hospedado lá muito tempo, morando numa casa secundária da mansão, que fica numa colina com uma vista lindíssima. A casa é gigantesca. No porão dela, Ronnie tinha um estúdio, onde ficava tocando com amigos. Entre eles, Keith Richards, Mick Jagger, David Bowie, Pete Townshend, Eric Clapton e muitos outros.

The Wick era uma Villa Nellcote com ainda mais festas e menos limites. O lugar é tão sensacional, que depois foi comprado por Pete Towshend, que é o proprietário do imóvel até hoje. E basta uma rápida volta pelo lugar para notar por que ele ficou encantado. Realmente é uma zona muito nobre, agradável e bonita.

Chama atenção como não há maiores preocupações com segurança. Se você bater à porta, talvez Pete Towshend te convide para um chá.

Richmond stoneana

Richmond definitivamente é um lugar a ser visitado. Mesmo que você esteja com a família e que você seja o único fã dos Stones no grupo, todos vão adorar o lugar e ninguém vai reclamar do passeio.

Tivemos a companhia do amigo Cesar Bersais, que é especialista em tours stoneanas, em mais esta aventura. E amanhã tem mais.

 

Comentários

comentários