O ano de 2020 foi complicado para todo mundo. Para os Rolling Stones não foi diferente. A No Filter Tour programada para acontecer nos Estados Unidos teve de ser cancelada, deixando os fãs com um vazio, que foi parcialmente suprido pelos lançamentos excelentes que ocorreram.

One World Together

A primeira resposta dos Stones à crise mundial, além de cancelar os concertos agendados, foi aceitar o convite para participarem do Global Citizen – One World: Together At Home.

O programa foi transmitido pelas três grandes redes de TV dos Estados Unidos (ABC, NBC e CBS) e também pela Internet. No Brasil, o programa passou pelo Multishow. Como todos, os Stones gravaram suas participações remotamente. Todo programa foi gravado e editado para ser transmitido para todo mundo.

Charlie Watts ganhou a cena ao tocar “bateria imaginária”, conforme alguns, ou “air drums”, segundo outros. Os Stones foram muito elogiados e considerados a melhor performance da noite com You Can´t Always Get What You Want.

Living In A Ghost Town

A banda ainda lançou o single de Living In A Ghost Town, canção que vinha sendo guardada para o novo álbum de inéditas, mas teve lançamento antecipado com pequenas alterações na letra, já que Don Was achou que seria o momento certo. O single alcançou rapidamento o topo das mais ouvidas do iTunes. A canção saiu também em vinil colorido de 10 polegadas.

Discografia e Goats Head Soup

Toda discografia dos Stones a partir de 1971 foi reeditada em Half-speed remaster do Abbey Road Studio, o que garante uma qualidade sonora absurda.

O Goats Head Soup ganhou versão com disco extra trazendo 10 faixas bônus inéditas. Entre elas Scarlet, canção que teve uma versão gravada por Mick Jagger no Brasil nos anos 1970.

O disco foi o lançamento mais esperado do ano. O novo Goats Head Soup mereceu uma edição luxo, que inclui o Brussels Affair 1973. 

Atlantic City 1989

Saiu ainda em 2020 o tão esperado show de Atlantic City 1989, que até então só tinha versão bootleg. O Steel Wheels Live ganhou edição com 4LPs coloridos e também em cd, dvd e blu-ray.

Ronnie Wood e loja

Ronnie Wood seguiu lançando pinturas e uma série de trabalhos ligados à arte. Mas também lançou o documentário Somebody Up There Likes Me, que conta parte de sua vida, especialmente a fase da luta contra as drogas e a bebida.

Por fim, os Rolling Stones abriram uma loja na Carnaby Street, em Londres, onde vendem roupas, discos e material de memorabilia da banda. O empreendimento é grande sucesso, mesmo com a crise do covid.

Bill Wyman

Bill lançou livro onde registra toda memorabilia que dos Stones que acumulou ao longo dos anos. Depois disso, ele fez leilão de várias peças. O documentário The Quiet One, sobre a vida do baixista, pode ser assitido no Brasil através da versão online do Festival In-Edit.

Disco novo e futuro

O disco novo segue sem nenhuma previsão de lançamento e nem os Stones demonstram muita vontade em finalizá-lo. Quanto à tour, nada sinaliza que ela seja possível num curto prazo. Mas seguimos esperando por novidades.

Boas festas!

De qualquer forma, desejamos a todos excelentes festas. Fiquem seguros e bem. Logo voltaremos à normalidade.


Comentários

comentários