A British Pathé era uma companhia de origem francesa que a partir de 1910 passou a exibir nos cinemas ingleses pequenos cinejornais, que consistiam em filmes de curta duração exibidos antes do filme principal e que traziam atualidades e curiosidades da vida cotidiana. Com a popularização da televisão, esse tipo de documentário (que também passou a ser produzido em vários países incluindo o Brasil, cujo exemplo é o Canal 100) deixou de existir.

Na semana passada, a British Pathé disponibilizou em sua conta do YouTube mais de 85.000 clips contendo imagens históricas de várias épocas, e entre eles 12 vídeos inéditos ou pouco vistos dos Stones nos anos 60. Alguns deles infelizmente são mudos, mas por seu significado histórico merecem a visita. 

Rolling Stones Gather Moss é um vídeo relativamente conhecido, e partes dele foram utilizadas no documentário 25×5 – The Continuing Adventures of The Rolling Stones. O curta-metragem foi filmado em um show que os Stones fizeram no ABC Theatre, em Kingston-upon-Hull em 21 de setembro de 1964.

Do mesmo show, dois clips com outtakes do curta-metragem anterior, infelizmente sem som. O segundo mostra a reação da plateia no show da banda
Em 14 de dezembro de 1969 (e não 1970, ao contrário do que diz o título do vídeo), os Stones fizeram dois shows no Saville Theatre, e os clips abaixo trazem Satisfaction e Jumping Jack Flash. O terceiro, infelizmente, não tem som
Cobertura do show de 5 de julho de 1969 no Hyde Park, em homenagem a Brian Jones:
Reportagem sobre a soltura dos Stones da prisão em 1967.
Keith Richards, Charlie Watts e Brian Jones recebem prêmio da rádio Luxembourg a bordo do barco Kingwood no rio Tâmisa, em 1965 (mudo): 
Dois clipes que documentam a chegada dos Stones à Austrália, em 1965 e 1966
Um clipe mostrando a entrega dos prêmios da revista Melody Maker aos melhores do ano de 1968. Os Stones receberam o prêmio de melhor single do ano por Jumpin’ Jack Flash, em votação dos leitores da revista, e Les Perrin (que na época trabalhava como relações públicas da banda) esteve na cerimônia para receber o prêmio.

Comentários

comentários