Eu estava quebrando a minha cabeça, tentando achar assunto para um artigo, já que estamos numa fase sem grandes movimentações stoneanas. Fuçando pelo Facebook, vi alguém postar um vídeo do filme Let´s Spend the Night Together e imediatamente voltei aos meus 12 ou 13 anos, época em que o documentário de Hal Ashby foi lançado. Nada, em momento algum, mudou a minha vida de forma mais avassaladora do que esses 87 minutos de película.

Várias coisas e acontecimentos me fizeram virar um fanático pelos Rolling Stones (o Tattoo You, de 1981, entre eles), mas as imagens do Let´s Spend the Night Together me hipnotizaram e arrebataram completamente. Quando assisti a isso pela primeira vez, eu era um guri gordinho, cabeludinho, que passava o dia todo jogando bola, comendo batata chips e tomando Coca-Cola.

Eu morava com meus pais num pequeno apartamento na Zona Sul de Porto Alegre. A vida não tinha lá grandes emoções e ela passava diante de mim pelo monitor de um aparelho de TV Phillips P&B, com um Bombril na antena para tentar sintonizar alguma coisa além do Canal 12 (TV Gaúcha, na época, atual RBS TV – Globo).

Pra começo de Conversa

Num final de tarde, por algum acaso da natureza, eu sintonizei a TVE. Meio mal, sem poder ver muita coisa, mas escutando mais ou menos. Notei que tinha um magrão de óculos chamado Cunha Júnior comentando algo sobre os Stones. Bom, eu já era fã dos Stones e parei para ver o que estava acontecendo. Lembro muito bem que o Cunha falou que 1981 tinha sido o ano dos Stones, que eles tinham feito uma tour de muito sucesso, e logo largou o vídeo de um show da época, que tinha virado filme.

Quando eu ouvi as versões de Under my Thumb e Let´s Spend the Night Together (e acho que Time is On My Side veio na sequência), pronto. Estava feita a merda. Eu fiquei sem palavras. Era um estádio imenso, num fim de tarde, com uma multidão gigantesca. Muito depois fui saber que era o Sun Devil Stadium, em Tempe, Arizona.

Aquilo era perfeito. Todos os meus sonhos a respeito de uma banda de rock estavam ali. Era aquilo. Das performances incendiárias de Mick, Keith e Ronnie ao jeito paradão de Charlie e Bill, tudo era maravilhoso. O palco, as músicas, o ambiente. Era aquilo. Era isso que estava nos meus sonhos. Quando começa o pôr do sol e a banda toca Time is On My Side eu já não sabia mais o que pensar. Como poderia haver algo mais maravilhoso do que aquilo? Não havia – e segue não havendo.

Central Rock

Fui tomado de uma euforia, que foi crescendo. Algum tempo depois escutei as mesmas canções na Rádio Ipanema FM, que estava rodando um bootleg triplo do show de Hampton 1981. Era o Central Rock, do Ricardo Barão.

Eu não sosseguei até conseguir gravar algumas canções rodadas pela rádio com meu aparelho 3 em 1 Sharp, modelo SG12-B, de 30w. Todas as noites eu ligava o rádio na Ipanema pelas 23h para ver se o Barão rodava alguma coisa. Por sorte, ele tocava seguido.

Let´s Spend the Night Together foi gravado na Brendan Byrne Arena em East Rutherford, Nova Jersey, nos dias 5 e 6 de novembro de 1981, e no Sun Devil Stadium, em Tempe, Arizona, em 13 de dezembro do mesmo ano.  O filme foi lançado em 1983, mas na época não havia home vídeos de forma tão avançada. Havias as locadoras em que se alugava fitas VHS para ver em casa.

Devo ter alugado algumas tantas vezes a fita na locadora do outro lado da rua do meu condomínio. A fita era praticamente minha. Mas só fui ter o VHS de fato mais para o começo dos anos 1990, quando um fã clube dos Stones, de São Paulo, me mandou uma cópia.

Eu não faço ideia quantas vezes assisti ao Let´s Spend the Night Together. Eu tinha o filme decorado. Tinha a ordem das canções na cabeça, sabia tudo que o Mick dizia e poderia repetir todos os créditos que passavam no fim do filme sem ter de pensar 1 segundo. Claro que hoje em dia, tantos anos depois, a memória já não é a mesma.

Cantando no chuveiro

Mesmo assim lembro de todos os trejeitos e movimentos de cada um dos Stones, que eu imitei durante toda a minha adolescência, quando colocava as caixas de som no banheiro e ficava cantando e pulando debaixo do chuveiro. Era uma cena ridícula, que tenho certeza nunca foi perdoada pelos meus vizinhos, que eram meu público auditivo forçado.

Grande parte da culpa de vocês estarem me lendo agora e de acompanharem Stones Planet Brazil há dez anos é do Let´s Spend the Night Together. Possivelmente eu não teria me tornado o fanático que sou sem esse filme. Ele foi um divisor de águas. Para mim e para milhares de fãs. Eu sigo afirmando. Nenhuma fase dos Stones arrebatou tantos fãs para a banda quanto a dos anos entre 1981 e 1982.

Talvez a energia que começava a emanar pelas desavenças entre Mick e Keith tenham tornado aquela tour algo irrepetível, sem igual. A “terceira guerra mundial” que viria a partir de 1985, começou a brotar nesta tour, mas a vibração que saiu das rusgas entre as “duas vedetes” stoneanas serviu naquele momento de combustível para a melhor tour já feita por uma banda de rock, que foi fenomenalmente bem reproduzida por Ashby em seu filme. Let´s Spend the Night Together foi um sonho adolescente que virou realidade.

Filme Let´s Spend the Night Together:

“Under My Thumb” – (Tempe, Arizona, 13 December)
“Let’s Spend the Night Together” – (Tempe, 13 December 1981)
“Shattered” – (Tempe, 13 December 1981)
“Neighbours” – (Tempe, 13 December 1981)
“Black Limousine” – (Tempe, 13 December 1981)
“Just My Imagination (Running Away with Me)” – (Tempe, 13 December 1981)
“Twenty Flight Rock” – (Tempe, 13 December 1981)
“Let Me Go” – (Tempe, 13 December 1981)
“Time Is on My Side” – (Tempe, 13 December 1981)
“Beast of Burden” – (Tempe, 13 December 1981)
“Waiting on a Friend” – (Tempe, 13 December 1981)
“Going to a Go-Go” – (East Rutherford, New Jersey, 6 November 1981
“You Can’t Always Get What You Want” – (East Rutherford, 6 November 1981)
“Little T&A” – (East Rutherford, New Jersey, 5 November 1981
“Tumbling Dice” – (East Rutherford, 5 November 1981)
“She’s So Cold” – (East Rutherford, 5 November 1981)
“All Down the Line” – (East Rutherford, 5 November 1981)
“Hang Fire” – (East Rutherford, 5 November 1981)
“Miss You” – (East Rutherford, 6 November 1981)
“Let It Bleed” – (East Rutherford, 5 November 1981)
“Start Me Up” – (East Rutherford, 5 November 1981)
“Honky Tonk Women” – (Tempe, 13 December 1981)
“Brown Sugar” – (East Rutherford, 5 November 1981)
“Jumpin’ Jack Flash” – (Tempe, 13 December 1981)
“Satisfaction” – (East Rutherford, 6 November 1981)

The Rolling Stones:

Mick Jagger – vocais e guitarra
Keith Richards – guitarra e vocais
Ronnie Wood – guitarra e vocais de apoio
Charlie Watts – bateria
Bill Wyman – baixo

Banda de apoio:
Ian McLagan – órgão
Ian Stewart – piano
Ernie Watts – saxophone
Bobby Keys – saxophone