Há 56 anos os Stones encantam multidões em todos os cantos do mundo. Quando a banda tocou pela primeira vez no Marquee Club, em 12 de julho de 1962 para pouco mais de 100 pessoas, eles jamais imaginariam quer fariam outros 2.146 concertos (número estimado), a maioria deles para audiências massivas, que só eles conseguem cativar por tantos anos.

Fotos: André Ribeiro/Stones Planet Brazil

Como já foi fartamente discutido, não há certeza sobre quem foi o baterista naquela noite no Marquee. O mais provável é que tenha sido Tony Chapman, mas os próprios Stones têm dúvidas e costumam citar Mick Avory. O certo é que Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Dick Taylor e Ian Stewart estavam na jogada.

A estreia dos Stones com time completo ocorreu em 12 de janeiro de 1963, no Ealing Club. Nesta noite Charlie Watts e Bill Wyman estavam formalizados como membros do grupo.

Os Rolling Stones são um caso impressionante de sucesso. Eles venderam mais de 240 milhões de discos, colocaram vários LPs do topo das paradas e contando apenas de 1989 para cá eles faturaram cerca de 3 bilhões de dólares em venda de ingressos para os mega shows da banda. Os Stones se tornaram tão grandes que simplesmente não conseguem parar. A cada tour, a cada lançamento, a banda tem mais e mais sucesso.

Incrível caso de êxito

Com o fim da vitoriosa No Filter Tour, os Stones já projetam nova digressão para 2019. Se tudo sair como o esperado, a banda deve fazer nova série de apresentações pelas Américas. Antes disso, renovaram contrato com a Universal Music para que a gravadora e suas empresas (Bravado e Eagle Rock) sigam cuidando de todos os lançamento do grupo, como a caixa de 15 LPs 1971-2016 e o From The Vault No Security.

Para quem conheceu aqueles guris suburbanos e interioranos do começo dos anos 1960 é inacreditável que eles tenham se transformado no maior fenômenos musical da humanidade. Os Rolling Stones encantam multidões! E têm fôlego para seguir na estrada.