A edição 116 de It´s Only Rolling Stones roda o clássico álbum Jamming With Edward, que traz Mick Jagger, Charlie Watts, Bill Wyman, Nicky Hopkins e Ry Cooder fazendo uma jam bluseira num intervalo das gravações do álbum Let it Bleed, em 1969, no Olympic Studio.

Enquanto a banda esperava Keith Richards aparecer no estúdio para que o trabalho continuasse, quem estava por lá ficou tocando e brincando. O material foi gravado por Glyn Johns e posteriormente foi lançado pela Rolling Stones Records. O disco saiu em 1972 e trouxe seis faixas da sessão.

O clima é bastante descontraído. Os músicos ficam improvisando e Jagger volta e meia balbucia alguma coisa. De qualquer maneira, é uma baita pedida para os amantes de blues e de boogie woogie. 

Quanto ao nome do disco, Nicky Hopkins diz que é referência a uma sessão antiga, ainda com Brian Jones. O fundador dos Stones estava tocando guitarra num canto do estúdio e Nick estava em outro lado, ao piano. De repente, Brian gritou para o pianista. “Nicky, me dá um E”. Hopkins não escutou, então, Brian falou de novo. “Me dá um E, de Edward”. E dessa conversa saiu o título do disco, “Jamming with Edward”.

Outra tema curioso em relação ao disco é a choradeira de Ry Cooder, que durante anos reclamou que Keith Richards roubou o som de guitarra em Open G, que ele (Cooder) tocava. Na verdade, desde sempre os Stones usaram afinações abertas. Brian Jones, em 1964, tocou Little Red Rooster com slide em Open G. O que Keith fez foi tocar riffs e bases de guitarra em afinações abertas, o que foi uma inovação. Mesmo assim,  Cooder sentiu-se “roubado”. 

As faixas incluídas no disco:

1. “The Boudoir Stomp” 5:13
2. “It Hurts Me Too” (Elmore James/Mel London) 5:12
3. “Edward’s Thrump Up” 8:11
4. “Blow with Ry” 11:05
5. “Interlude a la El Hopo” 2:04
6. “Highland Fling” 4:20

Para completar o programa, nós rodamos algumas canções do álbum Boogie For Stu, organizado por Ben Waters, em homenagem a Ian Stewart.

Ouça It´s Only Rolling Stones:

Segunda, às 21h, em www.radioeletrica.com.

Quarta, às 14h, em www.radiopurzgrila.com.br

Podcast (sempre depois da emissão da Rádio Elétrica): clique aqui.

 


Comentários

comentários