Em suas andanças pela Inglaterra, Leandro Estrada topou com várias viguraças. Um delas é  Stephen Cupsey Cutmore, sujeito que é fã dos Stones desde 1963 e que acompanhou a banda desde os seus primeiros passos. Abaixo, a entrevista com o Stephen.

Por Leandro Estrada
1-Fale um pouco sobre você?!
Stephen: Meu nome é Stephen Cupsey Cutmore, nasci em Braintree, Essex em 25/08/1951 e toco bateria na banda de blues Hokie Joint! Me apaixonei por música numa idade bem cedo!!
2-Como foi a primeira vez que você escutou os stones?!
Stephen: A primeira vez que ouvi os Stones foi no rádio em 63 e alguns dias depois os vi na TV num programa chamado “Thank you Lucky Stars” tocando seu primeiro single “Come on”. Lembro que estavam usando ternos que combinavam e eles simplesmente me surpreenderam! Não havia nada como eles! Eles tinham um frescor, energia, carisma e eram selvagens! Fui um grande fã desde então! E naquele momento eu sabia que queria estar numa banda!
3-Qual foi o primeiro disco deles que você comprou?!
Stephen: O primeiro foi o single “Come on” e dai em diante comprei todos os lançamentos deles.
4-Qual foi o primeiro show que você foi deles?!
Stephen: Foi em abril de 1964 no Gaumont Theatre em Ipswich (nordeeste de Londres).
5-Quanto custou o ingresso?
Stephen: Que eu me lembre foi em torno de 5 shillings. Em valores atuais seria o equivalente a 25 centavos de libra!!!
6-Como era ver Brian Jones ao vivo? Você podia ouvir a banda tocar?
Stephen: Em 1964 dava um bom trabalho ouvir a música além das garotas gritando! E os sistemas de PA eram bem fracos também. Brian ainda era considerado o lider da banda naquela época. Na maior parte do tempo ele tocava guitarra-base mas ele foi um dos primeiros no Reino Unido a tocar Slide e como que era bom!!! Ele tocava muito bem a harmonica também!!! Not Fade Away tinha sido lançada e ele tocou harmonica nela!!!
7-Alguma memorabilia daquela época?
Stephen:Ainda tenho alguns fanzines do começo. Eles tinham uma  revista chamada “The Rolling Stones” que tinha entrevistas e novidades sobre o que eles estavam fazendo. Acho que começou em 64 e durou alguns anos.
8-Como foi o show no Hyde Park?
Stephen: Eu tinha quase 18 anos e me lembro de estar num estado de choque porque Brian tinha morrido! Também me lembro de ser um dia de sol com algo como 200.000 pessoas lá! Hey…aquilo foi o evento de 1969 e tinham se passado quase 5 anos desde que tinha visto minha banda favorita!! Eu estava tão eufórico!!! A atmosfera era mágica e quando eles subiram no palco eu estava em extasê!!! Em algumas partes eles tocaram fora de tom ou tempo…mas não importava!! Parecia fazer soar melhor ainda para mim! Era o momento!! estar lá quando a história estava sendo feita!! O ponto alto do show para mim foi quando os percussionistas subiram no palco e eles tocaram uma versão bem longa de Sympathy for The Devil!
9-O som mudou muito com Mick Taylor?
Stephen: O som mudou um monte quando Mick Taylor veio. Ele era um guitarrista diferente de Brian e os tempos tinham mudado também. Quando eles estavam na metade de sua turnê americana em 69 eles eram o melhor show do mundo! Mick Taylor deu a eles uma nova dimensão e dai veio Ronnie 6 anos mais tarde para fazer o mesmo!
10- Qual foi a melhor turnê deles que você já foi?
Stephen: Uma escolha entre a Still Life em 82 e a Voodoo Lounge. Vou escolher a Voodoo Lounge porque estava na frente do palco em Wembley! E eles estavam pegando fogo naquela noite!
11- E sobre o nome de seus dois filhos?
Stephen: Ahh é!! tenho um filho de 13 anos chamado Charlie e outro de 11 chamado Ronnie!!! hahahah… já estou um pouco velho agora para adicionar membros á banda!!!! Levei eles a 2 shows quando eram pequenos. Na turne Licks, no Twickenham ,e também na Bigger Bang. Os dois adoraram!!!
12- Por que os Stones e não os Beatles?
Stephen: Bem…eu gostava dos Beatles…eles eram bons né? Mas os Rolling Stones tocaram minha alma de tal jeito que mudaram minha vida completamente. Desde garoto quando os ouvi em 63 e até agora 50 anos depois eu ainda sinto o mesmo barato quando escuto eles!!! Nunca vai haver outra banda como eles!!! Ninguém nunca vai nem chegar perto!!!

Stephen tem uma banda de blues. Vocês podem conferir o som do cara abaixo. Ele é o baterista.

Comentários

comentários