Charles Alfred Leavell nasceu em Birmingham, no Alabama, no dia 28 de abril  de 1952. Obviamente, nem a mais otimista das previsões sobre o futuro daquele garoto, que passaria a ser chamado simplesmente de Chuck, diria que ele se tornaria um dos pianistas mais requisitados do mundo.

Chuck Leavell ficou famoso por seu trabalho com os Allman Brothers. Quando Ian McLagan abriu mão de seguir com os Stones para a Europa em 1982 porque tinha outros compromissos, as portas se abriram e nunca mais se fecharam para o senhor que hoje completa 65 anos.

Mac tocou com Ronnie nos Faces e foi indicação do guitarrista, já que os Stones queriam um tecladista, além de Ian Stewart, para a tour de 1978. Assim, ele foi para a estrada com a maior banda do mundo. Encerrada a tour de 1981, Mac foi tocar outros projetos. Chuck Leavell foi o escolhido para ocupar a vaga na excursão do ano seguinte e nunca mais deixou a banda.

Se alguém pode ser considerado hoje em dia um “quinto stone”, sem dúvida é Chuck Leavell. O cara rapidamente ganhou a confiança de todos pela qualidade do seu trabalho. E já de longa data assumiu o papel de maestro no palco. É Chuck quem faz as contagens antes das músicas, é ele quem recebe consultas de Jagger sobre os tons das músicas e é com quem o frontman confere se está cantando afinado. Mais do que isso, Chuck Leavell é o responsável pelos setlists em conjunto com Mick.

Encontro com Chuck em Lisboa-2014

Hoje em dia os Stones fazem muito pouca coisa sem Chuck Leavel. Até mesmo quando gravaram Blue and Lonesome em uma jam improvisada, sem a presença do pianista, os caras sentiram sua falta. Tanto que Leavell fez overdubs para incluir o seu piano nas faixas, o que foi uma exigência de Mick e Keith.

Gente boa

Se isso tudo não bastasse, Chuck Leavell é uma pessoa muito acessível. Já tivemos a satisfação de encontrá-lo várias vezes antes de shows dos Stones. Ele sempre é muito gentil. Quando pedimos para ele gravar uma vinheta para It´s Only Rolling Stones, Chuck nos enviou o áudio em questão de poucos minutos.

Esperamos poder voltar a encontrá-lo no segundo semestre na Europa, novamente em tour com os Stones. Será um prazer vê-lo outra vez.

Mais uma vez com Chuck, agora em Orlando-2015

Para conferir detalhes sobre a carreira de Chuck Leavell, que inclui trabalhos com artistas como Keith Richards, Mick Jagger, Ronnie Wood, Allman Brothers, Eric Clapton, David Gilmour, Black Crowes, Sheryl Crow, Chuck Berry e George Harrison, entre vários outros nomes de peso da música, confira o site oficial dele clicando aqui. Também saiba um pouco sobre a outra paixão de Chuck, as árvores. O músico tem uma reserva florestal chamada Charlene Plantation, onde planta árvores pensando na preservação.

CD autografado por Chuck

Álbuns solo: 
(1996) A Homemade Christmas From Charlane Plantation
(1998) What’s in That Bag?
(2001) Forever Blue: Solo Piano
(2005) Southscape
(2007) Live In Germany-Green Leaves and Blue Notes Tour
(2012) Back To The Woods: A Tribute To The Pioneers of Blues Piano

Abaixo alguns vídeos que mostram um pouco da carreira de Chuck Leavell com os Stones.


Comentários

comentários