Ronnie Wood sempre foi um cara criativo. Desde garoto foi influenciado pelos irmãos Art e Ted, músicos do cenário britânico e que sempre foram metidos com blues, jazz e com artes gráficas. Além de amar a música – foi Art quem deu a Ronnie sua primeira guitarra e quem o ensinou a tocar -, Ronnie tinha talento para desenhar e pintar, o que foi outra influência dos irmãos. Ou seja, Ronnie nasceu com enorme talento e criatividade.
Antes de chegar aos Rolling Stones, Ronnie trilhou féril caminho por excelentes bandas, como The Creation, The Birds, Jeff Beck Group (onde começou na guitarra e depois passou para o baixo, já que Jeff não sabia dividir as atenções) e finalmente o The Faces, banda que o colocou definitivamente no cenário do rock and roll, como membro de umas das melhores bandas que já existiram (para nós, a segunda melhor, depois dos Stones). Além de bom guitarrista, Ronnie é bom músico e excelente compositor. Dividiu as composições do Faces com seus colegas de banda, criando algumas das mais importantes composições, como Stay with Me e Oh La La.
Ronnie é tão talentoso que sempre precisou de um espaço mais ou menos seu para poder colocar tudo que ele cria. Gravou inúmeros álbuns de ótima qualidade e fez canções maravilhosas, como Far East Man, Seven Days, Josephine (será que voltará a cantá-la ao vivo?) e Breathe on Me. Já com os Stones, ajudou a compor, entre outras canções, IORR, Hey Negrita e Black Limousine.
Toda essa enorme volta que estamos dando tem um sentido. Indicar o ótimo álbum Mahoney’s Last Stand, que Woody lançou em 1976, em parceria com seu grande amigo e baixista do Faces, Ronnie Lane. Como em todos os seus álbuns, Mahoney’s Last Stand é uma reunião de camaradas que fazem rock, blues e country da melhor qualidade, bem ao estilo do Faces. Entre os convidados está gente da pesada como Ian McLagan, Kenney Jones, Bobby Keys, Rod Stewart e Pete Townshend.
Mahoney’s Last Stand foi relançado em 1999 e pode ser comprado pelo Ebay, mas é carinho. Dá para encontrar também em sites de free download. O disco uma excelente dica para quem gosta do Faces e do trabalho de Ronnie Wood.
Obrigado à Danny por nos ajudar a chegar a este álbum sensacional dos Ronnies. Valeu, Danny!