A BBC News fez extensa matéria sobre a realidade da lucratividade do cenário musical. Mick Jagger falou mais uma vez sobre o mercado do setor, em que os artistas não são remunerados adequadamente, segundo ele, pela venda de discos.
“Quando os Stones começaram eles não fizeram nenhum dinheiro das gravações, porque as gravadoras simplesmente não pagavam”, referiu Jagger. “Ninguém recebeu. Eu sempre me pergunto se Frank Sinatra recebeu os pagamentos”, continuou.
As declarações de Jagger vão adiante, quando ele fala sobre o percentual que era recebido pelos artistas. “Se você vendia um milhão de discos, você frecebia um milhão de moedas de um centavo. Foi tudo muito bonito, mas não era o que a gente imagiva que receberia”, contou.
De acordo com Mick, o cenário só mudou brevemente entre 1970 e 1997, quando os artistas foram melhor remunerados. Mas considerando-se entre 1900 e 2010, esses 17 anos foram um momento isolado. “Os royalties foram pagos e era possívei ganhar dinheiro, mas agora acabou”, declarou. É por isso que os Stones, apesar de adorarem gravar álbuns e tenham sempre feito suas gravações com carinho, nunca tiveram os discos como prioridades. No mercado da música, são as tours que rendem um bom dinheiro, ontem e hoje.
No fim, Mick disse que uma tour dos Stones em 2010 é “bastante provável”, o que indica de Mick ainda está no mercado e que não está satisfeito com os 190 milhões de libras que, especula-se, seja o valor da sua fortuna pessoal.

Comentários

comentários