Nascido McKinley Morganfield, em 04 de abril de 1913, Muddy Waters estaria completando 105 anos se ainda estivesse vivo. A verdade é que o legado deste músico negro do Mississipi está imortalizado e foi influência decisiva para a criação da maior banda de rock and roll de todos os tempos. Os Rolling Stones, e todos os grandes nomes do gênero, devem praticamente tudo a Muddy Waters.

LP histórico está à venda em nossa loja online

É bastante possível que sem a inspiração de Waters jamais os Stones teriam se formado, o que certamente teria alterado drasticamente toda a história da música pop dos anos 1960. O talento de um dos maiores nomes do blues, deu nome, estilo e se perpetuou em tudo que os Stones fizeram nos seus quase 56 anos de carreira.

O futuro frontman e o guri orelhudo

Foi de um velho blues de Muddy Waters, Rollin’ Stone, que Brian Jones extraiu expressão que se tornaria sinônimo de sucesso e fortuna. Mesmo antes disso, Mick Jagger e Keith Richards talvez nunca tivessem se reaproximado não fosse a curiosidade compartilhada por ambos em relação ao álbum The Best Of Muddy Waters, que o futuro maior frontman do mundo carregava debaixo do braço ao topar com seu amigo orelhudo dos tempos de escola primária em Darford.

Naquela época Richards já era fã de Chuck Berry e ficou alucinado quando foi apresentado a Muddy Waters.

Rolling Stones com Muddy Waters em 1978

Os Stones gravaram várias canções interpretadas pelo mestre.  I Just Want Make Love to You, I Can´t Be Satisfied, I Wante be Loved  e Mannish Boy estão entre elas. em 1964, ao visitarem os estúdios da Chess, em Chicago, os Stones recordam terem encontrado Waters pintando paredes, cena que os teria chocado.

Depois disso, os Stones sempre fizeram questão de enaltecer seus grandes ídolos do blues, o que abriu novo mercado para muitos deles.

Em 1978, os Stones tocaram com Waters em Chicago, no Quiet Night Club, apresentação que pouca gente sabe que ocorreu, bem diferente do show do Checkerboard Lounge em 1981, que virou filme e disco.

Nomes que se confundem e se misturam

Praticamente tudo que os Stones fazem tem alguma relação com o blues, seja direta ou indiretamente. O álbum Blue and Lonesome é apenas mais uma página nessa história. Muddy Waters foi capítulo dos mais importantes. A música dele segue influenciando os Rolling Stones e diversas outras bandas. As expressões blues, Muddy Waters e Rolling Stones se confundem e se misturam.


Comentários

comentários