Muddy Waters esteve sempre muito à frente de uma simples influência para os Rolling Stones. Na data em que ele estaria completando 104 anos, não poderíamos deixar de prestar homenagem a McKinley Morganfield, nascido em 04 de abril de 1913, no Condado de Issaquena, no Mississippi. O rei do blues de Chicago morreu em 30 de abril de 1983, em Westmont, Illinois.

A relação de Muddy Waters com os Rolling Stones vem de antes de Mick, Keith, Brian, Bill, Charlie e Stu cogitarem formar uma banda. Fãs apaixonados pela música negra norte-americana dos anos 1940 e 1950, todos eles de alguma forma tomaram contato com o blues bem antes de se reunirem.

Estação de Darford

A primeira passagem famosa que envolveu os Stones e Muddy Waters ocorreu em 1961, quando Mick e Keith voltaram a se ver na estação de trem de Darford. Jagger carregava os discos The Best of Muddy Waters (você pode comprá-lo na loja de Stones Planet Brazil) e Rockin’ at the Hops de Chuck Berry. Na ocasião, Keith se interessou mais pelo álbum de Berry, mas logo iria mergulhar nas canções de Waters.

Discos está à venda na loja de Stones Planet Brazil por R$ 155,00

Logo mais adiante, em 1962, a banda tinha show marcado para o Marquee Club, em 12 de julho. Mas sequer nome o grupo tinha. Então, ao ser questionado como o sexteto deveria ser chamado, Brian olhou para o disco de Muddy e leu o título da canção “Rollin’ Stone”. Ele colocou a expressão no plural e assim nasceram os Rollin’ Stones, que apenas mais tarde ganhariam o “G”.

Os Stones gravaram várias faixas de Muddy Waters, como I Just Want Make Love to You, I Can´t Be Satisfied, I Wante be Loved e Mannish Boy entre outras. Em 1981, eles voltaram a ter episódio famoso envolvendo Mr. McKinley Morganfield, seu nome verdadeiro e como ele assinava suas canções.  Em 1964, os Stones conheceram Muddy pessoalmente, quando visitaram os estúdios da Chess. A lenda conta que o bluesman estava pintando as paredes do lugar, o que chocou a banda, que jamais imaginava ver o ídolo naquela situação.

DVD Checkerboard Lounge está disponível em nossa loja online por R$ 30,90

Checkerboard Lounge

Na noite de 22 de novembro, no Checkerboard Lounge, Mick, Keith, Ronnie e Stu subiram ao palco com Muddy Waters para tocar alguns dos seus clássicos, como Baby Please Don’t Go, Long Distance Call e Mannish Boy. Além deles, Buddy Guy, Junior Wells e Lefty Dizz deram canja. Keith disse em entrevista ter imagino estar no céu. Todos estavam muito bêbados e o pequeno clube enfumaçado ganhou um clima de jam fenomenal.

O encontro foi registrado no filme Checkerboard Lounge, que teve lançamento oficial apenas em julho de 2012, através de Eagle Rock. Você pode comprar o DVD na loja de Stones Planet Brazil.

Ou seja, é impossível falar em Muddy Waters e não mencionar os Rolling Stones. Da mesma forma que não existe como deixar de reconhecer a relevância do intérprete mais famoso de Good Morning Little School Girl. Muddy Waters é um dos inventores dos Rolling Stones.


Comentários

comentários