Está em pré-venda pela Amazon o livro “Beatles vs. Stones”, de autoria de John McMillian e que fala sobre a maior “rivalidade” entre bandas na história do rock. O livro será lançado pela editora Simon & Schuster em 29 de outubro, e não há previsão de lançamento no mercado nacional.

Há alguns anos foi lançado no Brasil pela editora Globo um livro semelhante, de autoria de Jim De Rogatis e Greg Kot , chamado “The Beatles vs The Rolling Stones”. Neste, os autores procuraram fazer um exame das características que transformaram cada uma das bandas em lendas da música, com uma série de “batalhas” entre os autores (cada um defendendo seu lado).

No entanto, este novo lançamento pretende esmiuçar essa rivalidade e detalhar o que é mito, golpe de publicidade, invenção da imprensa e, principalmente, o quanto as personalidades de cada um dos empresários das bandas influenciaram para que a rivalidade chegasse ao ponto em que chegou.

Para o autor, o empresário Andrew Oldham, mesmo sem tocar instrumento algum, inventou a “atitude” rock’n’roll que ainda permeia a carreira dos Stones, desde seu começo.

Andrew, aliás, concedeu recentemente uma entrevista para o site Advertising Week, no qual fala sobre o trabalho que fez com os Stones para que estes se parecessem a antítese dos Beatles (com os quais ele trabalhou como relações públicas, antes de ser empresário dos Stones).

De acordo com Andrew, “os Beatles pareciam como alguém que estava no showbiz, e isso era importante. E o que importava para os Stones era que eles se parecessem como alguém que não estava”.
Andrew tinha uma visão definida para a banda e usou astutamente a cultura pop para promovê-los. Entre elas, a de encontrar um “inimigo” que na realidade não era os Beatles, mas sim Elvis e Cliff Richard, de acordo com Andrew.

Entre as várias estratégias de divulgação, Oldham exigiu que a Decca não colocasse o nome da banda em seu primeiro disco, que deveria ter apenas sua foto, para aumentar a mística em torno dos Stones. “Eu disse à companhia que eles não teriam o disco, caso discordassem”.

O livro Beatles vs. Stones pode ser adquirido por este link.