Tudo certo. Mas e a ansiedade? Passagens compradas, ingressos na mão e hotel reservado. Basta embarcar e ir ver os Stones novamente. Só que aí tu olhas para o calendário e estamos em maio e os shows são em setembro e outubro. Ou seja, faltam quatros longos meses até o começo da No Filter Tour. Bah, meu velho! Por mais shows que tu já tenhas ido, bate um desespero, a ansiedade é avassaladora e lidar com ela é o desafio a ser superado nos próximos meses. Vamos então dar algumas dicas sobre como tentar lidar com ela, o que para ansiosos, como eu, não é nada fácil.

Certamente não existe uma fórmula mágica e nem um manual a ser seguido que vá servir para todo mundo. Então, as sugestões que vamos colocar aqui são pessoais. Eu estou indo para os três shows de Paris, que serão os últimos da tour, dias 19, 22 e 25 de outubro. Logo, será preciso exercitar bastante a paciência.

Planeje a viagem

Mesmo já tendo ido a 17 shows dos Stones, não adianta. Ansiedade pega. Então, uma das artimanhas (e muito necessária) é planejar a viagem desde cedo. Pesquise tudo. Veja como ir do aeroporto para o hotel, as opções de transporte, preços, tempo de viagem conforme as alternativas disponíveis.  Procure também como ir e voltar do hotel para o local do show. Vale o mesmo para os pontos turísticos que tu queiras ir. Compre um bom guia de viagem e leia ele todo, mesmo que tu aches todas as informações na internet.

Fazendo isso, tu irás ocupar a cabeça e sentir como se já estivesse viajando. Dá a sensação de não estar simplesmente parado esperando o tempo passar. Além disso, se tu nunca estiveste no lugar do show, tu terás a impressão de já conheceres o lugar na chegada e isso vai te economizar muito tempo, que tu perderias na viagem tentando te achar e descobrir as coisas.

Encontre parceiros

Viajar sozinho é um saco, mas se não tiver remédio, procure descobrir outros fãs conhecidos que tenham planos de ir ao mesmo show (0u shows). Converse com essas pessoas, façam planos em comuns, programem encontros. Isso vai ajudar bastante, porque tu poderás compartilhar a ansiedade, trocar ideias sobre as expectativas e isso ajuda muito. Usualmente esses encontros acabam não se realizando, porque na hora as coisas normalmente não saem exatamente como previsto. Mas mesmo assim troque ideias. No fim das contas tu poderás fazer novos e grandes amigos.

Fique ligado nas notícias

Sempre que os Stones saem em tour começam a aparecer informações sobre shows/ensaio, sobre shows da Band 2 (concertos dos músicos de apoio dos Stones que tocam em dias que não há show em pequenos clubes, usualmente tocando jazz. Charlie Watts costuma aparecer nestas gigs). Ficando esperto, tu podes arrumar um baita programa bônus. Eu já vi show da Band 2 em Detroit, com Charlie tocando bateria em três canções, e vale a pena. Os shows/ensaio então, nem se fala. Nosso colaborador Cristiano Radtke viu o show do Fonda Theatre em 2015.

A dica é esteja esperto, acompanhe tudo. Isso vai ajudar a fazer o tempo passar e pode te colocar numa barca adicional muito boa.

Além disso, normalmente há encontros de fãs de todo mundo realizados antes dos shows. Fique por dentro. Como a tour é europeia, o pessoal do IORR é quem irá capitanear isso.

Veja vídeos de shows recentes

Uma das melhores maneiras de segurar a ansiedade é ver vídeos de shows das últimas tours dos Stones. Tu terás boa prévia do que eles irão apresentar, já que os setlists mudam muito pouco. Isso faz tu entrares no clima. Pode ser coisa de maluco, mas estude a sequência das músicas, as guitarras usadas por Keith e Ronnie. Quando tu chegares no show, poderás fazer a comparação e ver o que mudou. É uma maneira de “se preparar” para os shows. Se tu quiseres, repassa alguns letras de canções. O tempo que investir nisso, fará com que tu não fiques te torturando com a espera.

Não lute contra a ansiedade, aprenda a controlá-la

Nem tente lutar contra a ansiedade, ficar pensando em outras coisas, evitando pensar na viagem. Se tu conseguires isso, meus parabéns, mas tu não estás tão interessado nos Stones e estás viajando por outras questões – e os shows estão entre elas. Se tu és um fanático, vais acordar e dormir pensando na tour. O melhor é lidar com isso ao invés de combater. Ouça muito Stones, leia livros sobre eles e mantenha o foco. Vai ser mais fácil lidar com ansiedade do que lutar contra ela.

Leia Stones Planet Brazil

Camiseta Rolling Stones No Filter Tour está à venda na nossa loja online.

Está rindo? Mas é verdade. Aqui tu encontrarás sempre pessoas tão ansiosas quanto tu, tão fanáticas quanto tu e que estão  escrevendo até um artigo sobre a ansiedade para ajudar a lidar com a própria ansiedade. Então, aqui sempre vai haver informações sobre a tour e tu poderás compartilhar com a gente as tuas aflições e expectativas através dos comentários nos nossos posts ou através das nossas redes sociais, como Facebook, Twiter e Instagram. Use e abuse de Stones Planet Brazil. 

Datas da No Filter Tour:

9 September 2017 – Hamburg  – Germany – Stadtpark
12 September 2017 – Munich – Olympic Stadium
16 September 2017 – Spielberg – Austria – Red Bull Ring
20 September 2017 – Zurich – Switzerland (suíça) – Letzigrund Stadium
23 September 2017 – Lucca – Italy – Lucca Summer Festival-City Walls
27 September 2017 – Barcelona – Spain – Olympic Stadium
30 September 2017 – Amsterdam – The Netherlands (Holanda) – Amsterdam ArenA
3 October 2017 – Copenhagen – Denmark – Parken Stadium
9 October 2017 – Düsseldorf – Germany – Esprit arena
12 October 2017 – Stockholm – Sweden (Suécia) – Friends Arena
15 October 2017 – Arnhem – The Netherlands – GelreDome
19 October 2017 – Paris – France – U Arena

Compre ingressos para a No Filter Tour aqui.