O ano de 2024 está chegando ao fim e o futuro dos Rolling Stones ainda é incerto, mas tudo indica que eles não irão pendurar guitarras e microfones. O álbum Hackney Diamonds foi exitoso, assim como a tour de mesmo nome que percorreu os Estados Unidos. Por isso, não haverá surpresa se Mick, Keith e Ronnie ainda se aventurarem por mais alguns shows pela Europa em 2025. Mick já falou até em outro disco de canções inéditas. Bom, duvida só quem não conhece esses senhores.

O tempo não espera por ninguém, mas os três Stones ainda desejosos de fama, bajulação e dinheiro (muito dinheiro) fazem o que podem para não serem alcançados pela idade. A Hackney Diamonds Tour faturou em torno de 235 milhões de dólares em apenas 20 shows. Foram 848 mil ingressos vendidos. Nada mal para senhores da faixa dos 80 anos (nada mal para qualquer um, na verdade).

O sucesso de Hackney Diamonds

O disco que emprestou o nome à excursão alcançou o segundo posto da Billboard e vendeu muito bem, aparecendo entre os 10 mais comercializados do ano, tanto em vinil quanto em CD. Ainda segundo a Billboard, o disco teve um desempenho digital expressivo fazendo as vendas gerais em todos os formatos superarem 1 milhão de cópias. Ou seja, os Stones continuam “brigando” no topo com os artistas do momento, como Taylor Swift ou Billie Eilish. Notem, esses números são apenas números e podem ser maiores ou menores, mas tanto faz. O fato é que os Stones ainda estão no páreo.

Para finalizar, Angry perdeu o Grammy de melhor canção de rock de 2023 e possivelmente Hackney Diamonds vá perder o Grammy de melhor disco de rock de 2024, mas ainda assim eles seguem relevantes e na luta. Ganhando ou não.

Isso tudo inegavelmente é combustível para os Stones. Sem esse sucesso, certamente eles teriam menos ânimo para seguir perseverando. Mick e Keith são muito vaidosos, precisam dos holofotes sobre eles, de muita adulação e adoram dinheiro. Ronnie tem ego bastante menor, mas não desconsidera mais algumas dezenas de milhões de dólares. Não subestimem os Rolling Stones. Eles são capazes de coisas que até Deus e o capeta duvidam.

Por mais um ano

O compromisso de Stones Planet Brazil é seguir operando enquanto os Stones estiverem ativos. Sou fã fervoroso e atuante dos Rolling Stones há 42 anos. Mas ao contrário deles, não busco fama e muito menos dinheiro com isso (só gastei muito dinheiro  nestas quatro décadas). Este projeto começou em 2008 e lá se vão 16 anos cheios de altos e baixos. Já não tenho mais a mesma dedicação e vontade de seguir com o site, especialmente depois da morte de Charlie. Então, vou renovar o domínio stonesplanetbrazil.com por mais um ano. Depois vamos ver o que acontece, mas o tempo não espera por ninguém.