Marcell Esterházy é um artista húngaro que já teve suas obras expostas em diversas galerias europeias, e uma dessas obras é um vídeo com uma apresentação que os Stones fizeram em Viena em 3 de julho de 1982 no Praterstadion, ao qual ele intitulou 4’33 (1982/2011). 
O filme foi feito em super-8 e não traz o elemento mais importante: a música. O show, assim, é visto de uma maneira absolutamente diferente, e de certa forma perde seu sentido sem o som. Marcell intitulou o vídeo “4:33” em uma analogia à famosa peça de John Cage, que possui exatamente 4 minutos e 33 segundos de ação no palco, mas sem qualquer som.
Segundo a descrição, a origem do vídeo é uma filmagem que seu tio fez desse show, e que mais tarde foi descoberta por Marcell: “meu tio tinha 16 anos, e após uma viagem da família para Viena decidiu não voltar para a Hungria, e a partir daí se tornou um dissidente, por causa do regime político da época. Ele gravou o show dos Stones em Viena em 1982, e quando vi isso pela primeira vez fiquei surpreso por ter uma gravação em vídeo mas sem som. Isso pode, claro, soar meio nonsense e sem sentido, mas pra mim isso de certa forma incluía o desejo pela liberdade que o rock e a música dos Stones significavam para meu tio e para muitas pessoas”. 
Veja o vídeo de Marcell por este link.
© Marcell Esterházy
Marcell Esterházy is represented by acb Gallery, Budapest, Hungary

Comentários

comentários