Você não leu errado. Os Rolling Stones podem ser chamados de a banda de 3 bilhões de dólares. Este é o faturamento aproximado do maior sucesso comercial da indústria de tours. O valor considera a receita gerada com a venda de ingressos para os 789 shows que a banda fez com bilheterias divulgadas entre 1989 e  2019 – a chamada fase das grandes tours.  Só a No Filter Tour 2017-2019 faturou 415 milhões de dólares.

Vista de Darryl Jones em Houston-2019

Os números são levantados especialmente pela Pollstar e pela Billboard. Obviamente não são exatos. Mas trazem informações bem próximas da realidade.

Deu algum trabalho fazer o levantamento, mas neste período, por exemplo, aproximadamente 31 milhões de pessoas pagaram ingressos para vê-los – praticamente 40 mil fãs em média por noite. Houve shows em arenas, clubes e estádios.

No total não estão considerados shows massivos como os de Copacabana (2006), de Cuba (2016) e da Sars em Toronto (2003), onde somados tiveram audiência de mais de 2 milhões de pessoas.

shows sold out

A partir da retomada que os Stones fizeram em 2012 para comemorar os 50 anos da banda, eles não pararam mais de excursionar e de faturar pesado. Todos os 142 concertos estiveram sold out.

Multidão no Soldier Field, em Chicago. Foto: Darryl Jones

Sir Mick Jagger e turma embolsaram pelo menos mais 940 milhões de dólares, levando quase 5 milhões de pessoas aos estádios. Cada show teve, em média, 6.6 milhões de dólares em venda de bilhetes. Alguns deles chegaram a faturar mais de 12 milhões de dólares numa noite.

No Filter Tour 2017-2019

Dados anunciados hoje (13.09) pela Billboard indicam que a No Filter Tour faturou no total de 415.6 milhões de dólares entre 2017 e 2019. Segundo dos dados na revista, os Stones venderam neste período  2.2 milhões de ingressos. A receita bruta gerada por show chegaria a 11. 1 milhões de dólares.

Merchandising

Notem que isso não considera os milhares de produtos de merchandising que os Stones comercializam em todos os seus concertos.

Segundo estimativa feita por uma fonte ligada ao staff dos Stones, a receita com a venda de camisetas, bonês, jaquetas, pôsters e afins chega a bater em 2 milhões de dólares em alguns shows. Some-se a isso ainda toda a receita gerada com venda de discos, dvds e todo tipo de produtos que a banda negocia. Os Stones são um negócio de sucesso.

Para 2020, a expectativa é que os Rolling Stones sigam em tour. Oceania e Ásia devem ser o destino, embora não exista confirmação ainda. Seguramente mais alguns milhões serão acrescentados às estatísticas.