A sinopse do filme:
Em janeiro de 1969, a cidade de Matão, no interior de São Paulo, recebeu dois integrantes da banda inglesa The Rolling Stones. Mick Jagger e Keith Richards passaram cerca de quinze dias na Fazenda Boa Vista, então propriedade do banqueiro Walther Moreira Salles. O documentário “Aliens 69: Quando os Rolling Stones invadiram Matão” mostra que a memória dessa passagem ainda está viva na cidade. Pessoas que conviveram com os Stones durante a visita contam histórias curiosas sobre o dia a dia da dupla de maior nome da história do rock mundial.
Este documentário é um trabalho acadêmico dos alunos de jornalismo do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) sob orientação do professor me. Fabrício J. Mazocco – Turma 2013:
-Diego Gibertoni
-Fernanda Vilela
-Gianfrancesco Bariani
-Matheus Carvalho
-Rafael Zocco
Sensacional essa historia nao cair no esquecimento e ser provada que é verdade (pois muitos contestam). Eu sou de Araraquara, 30 minutos de Matão, e confesso que nunca soube que um documentario foi produzido sobre isso…que ótimo! Vou assisti-lo.
Toda vez que passo por Matão fico pensando: Os Stones (Mick, Keith) estiveram aqui..perto da minha casa uhauhahua
Cara, nós postamos no blog que esse documentário estava em produção.
o unico pequeno erro é que os stones nao aprenderam a open g em matao, onde estiveram em janeiro de 69. street fighting man já era open g em 1968.
abraco
Muito legal!! Morri de rir com o depoimento do jornaleiro.
legal mesmo, essa gurizada fez mto bom trabalho.
Meus sorvetes na Kawakami nunca mais serão os mesmos huahauhuaua
St Fightin' Man np Beggar's não é Open "G": é em Open "D" (tive o song book original autorizado pelos editores); o Keith começou tocar ela em "G" na Tour de 69.
Olá talkin&talkin,
Fui consultar nosso especialista em guitarras keithrichardianas, Rafael Guimarãs, e tens razão, a versão original de Street Figthing Man, foi gravada em open D.
De qualquer maneira, o Open G não foi aprendido em Matão. Ry Cooder reclama créditos por HTW e outras coisas até hoje. Foi ele quem ensinou ao Keith em 1968/1969, a open G. O disco jamming with Edwards registra alguns momentos dele com os Stones.
abraço e obrigado pela participação qualificada.
fui até pesquisar sobre a viola caipira.
Ocorre que existe uma afinação da viola caipira que é chamada Rio Abaixo…
Que é a mesma afinação, que mtos bluseiros dos sul dos EUA usam, a open g… e que foi mostrada ao Keith pelo Ry Cooder.
ambas são:
1.D …2.B …3.G …4.D… 5.G… 6.D
só que o keith tira a sexta corda (bordao) como os bluseiros faziam, tocando com 5 cordas.
eis por isso a questao. mas nao é que ele tenha aprendido isso aqui, era algo com o qual ele já estava tomando contato antes, mas que coincidiu com a vinda ao Brasil.
Essa história dos Stones terem estado em Matão motivou uma reportagem da revista Caros Amigos, em 1999 ou 2000.
Como é possível que mtos leitores não conheçam, essa historia está detalhada no livro
Os Rolling Stones no Brasil, de Nélio Rodrigues, que infelizmente está fora de catálogo.
Mas o livro Sexo, Drogas e Rolling Stones, de Nélio Rodrigues e José Emílio Rondeau, também resgata o tema. E este está em catálogo e é encontrado nas boas lojas do ramo.
Ei pessoal…Sou de Araraquara, cidade vizinha a Matao e neste proximo domingo irei atras pessoalmente dessa historia..irei na porta da fazenda…ao menos pra ter uma foto lá da frente..e tambem encontrei via facebook a senhora que ganhou o maço de cigarro/autografo do mick..ela topou me encontrar para me mostrar essa reliquia e deixar fotografar. Farei isso por uma realização pessoal de fã..de ver o lugar onde eles ficaram e poder tocar um autografo do Mick e ter uma foto. Sou um frequentador assiduo do blog e admiro o trabalho de voce, dessa forma, se haver interesse, posso contribuir com minhas foto com exclusividade para voces e fazer um relato desse meu domingo que acredito que será bastante interessante…
Abraço!
Claro que sim Renan. Teremos o máximo prazer em postar tuas fotos e tb o teu relato desta experiência.
Por favor, remete pra andreribra@hotmail.com. foto e texto, tudo num mesmo e-mail, que teremos sim todo interesse.
Obrigado pela lembrança de nos oferecer o material.
abraço
Boa noite, André..obrigado pela oportunidade! Farei com o maior prazer…
A viagem teve que ser desmarcada da data de hoje pois a sra. Fatima (dona do maço de cigarro do mick) ficou doente e foi fazer uns exames numa cidade próxima..mas aparentemente está bem…irei remarcar com ela e assim que fizer essa tour forneço o material e o relato com o maior prazer para voces!
abraço
Obs> Eita tour sul americana dificil de confirmar…argentinos nos ferrando desde sempre hahuahua
beleza, abracao
André, tudo bem?
Esta visita a Matão demorou mas finalmente saiu do papel..Fui hoje lá…
Vou mandar no email indicado acima o relato e tambem as fotos que fiz…Fique a vontade de utilizar o material para qualquer fim que interessar…
Abraço!