Vamos falar um pouco sobre o livro O Sol & A lua & Os Rolling Stones …
Praticamente todos os dias é lançada alguma biografia sobre os Rolling Stones em algum canto. Poucos artistas no mundo foram tão fartamente biografados e fotografados como os Stones. Por isso, cada vez que um novo livro sobre a banda é lançado a minha primeira reação é imaginar “mais do mesmo”.
Que raios ainda há para ser escrito sobre a história destes senhores de 55 anos de carreira, que ainda não tenha sido exaustivamente contado e recontado com todas as possibilidades de versões possíveis e imagináveis – algumas até inimagináveis?
Livros como o do jornalista Rich Cohen mostram que há muito a ser falado sobre os Rolling Stones. Repórter da revista Rolling Stone, o norte-americano foi destacado para cobrir a Voodoo Lounge Tour pelos Estados Unidos em 1994, o que deu ao escritor uma munição imensa. Essas balas começaram a ser disparada em O Sol & A Lua & Os Rolling Stones (editora Zahar), mas parece haver bem mais histórias para serem reveladas e detalhadas no futuro.
Intimidade com os Stones
Cohen acompanhou os ensaios para a tour. Esteve sozinho com os Stones em estúdio. O jornalista acompanhou o concerto de pré-tour, viajou no mesmo avião da banda e assistiu a gigs de cima do palco, do lado do palco, da mesa de som, de todos os lugares possíveis. O jornalista pegou carona no carro dos Stones depois de shows, ficando sentado entre Keith, Charlie e Ronnie. Por fim, ainda foi chamado pelo baterista de “um cara legal” e despertou a fúria de assessor de Jagger por ele ter elogiado demais Keith em uma matéria.
Essas experiências são únicas, não estão em outros livros. O que Cohen viveu, foi vivido por ele. Apenas ele pode contar. E o repórter nos apresenta boa parte da história, mas deixa sinais de que há muito a ser revelado ainda.
Longe do lugar comum
Assim como Under Their Thumb, do também norte-americano Bill German, a obra de Cohen vai além, foge do comum, não se limita a reproduzir o que já foi escrito ou a narrar o que foi dito por outros. Grande parte do conteúdo do livro vem das memórias do autor.
O Sul & A Lua & Os Rolling Stones é uma biografia e conta a história dos Stones mais uma vez. No entanto, há muito material inédito, que apenas Cohen poderia narrar.
Com toda certeza você encontrará erros ao longo das 392 páginas do livro. Mas esqueça, não existe livro sem erros, nunca existirá, por que eles são escritos por seres humanos, que se equivocam. Mas você pode ter a mesma certeza sobre uma coisa: você vai se divertir com a leitura.
[adrotate group=”5″]
Sem Comentários