A história diz que quando Brian Jones escolheu quase por acaso o nome para a banda que estreou em 12 de julho de 1962 no Marquee Club, nenhum dos seis membros poderia imaginar que um dia eles iriam gravar um disco, muito menos que a “brincadeira” se tornaria no maior grupo de rock and roll de todos os tempos. Charlie Watts, quando se juntou à gang em janeiro de 1963, imaginou que aquilo duraria uns seis meses, porém queria fazer parte da aventura, já que os guris pareciam bons.

Num período amador em que o russo Giorgio Gomelsky dava uma força para a moçada, botando-os a tocar no seu Crawdaddy Club e ainda arrumava alguns shows aqui e ali com cachês que mal davam para comprar cordas novas para as guitarras, ter um álbum número 1 nas paradas britânicas era sonho impossível.

Réplica em CD do primeiro single dos Stones

Foi preciso que um pirralho pretensioso e ambicioso chamado Andrew Loog Oldham roubasse as “merdinhas musicais” de Gomelsky para que as coisas caminhassem. Primeiro vieram os singles. Come On, de Chuck Berry, colocou os Stones nas paradas, já com Ian Stewart rebaixado a gerente de palco, numa época em que nem palco existia. O 21º lugar nos charts introduziu a banda no cenário. Em seguida foi I Wanna Be Your Man, dos Beatles, que já eram grande sucesso. A canção ocupou o 12º posto. Nada mal, mas Oldham queria mais.

O primeiro EP intitulado simplesmente como Rolling Stones foi gravado 8 de agosto de 1963 e lançado em 10 de janeiro de 1964 e botou os Stones na ponta dos charts por 54 semanas, tendo canções como You Better Move On, Poison Ivy, Bye Bye Johny e Money.

Em fevereiro de 1964, Not Fade Away, de Buddy Holly, colocou os Stones em terceiro lugar. Era claro que as coisas estavam acontecendo e rápido.

The Rolling Stones No.1 

A estreia em Long Plays ocorreu em 16 de abril de 1964, quando Oldham anunciou ao mundo em texto na back cover do disco Rolling Stones No.1, que aquela “não era apenas mais uma banda, mas um estilo de vida”. Fanfarronice ou não, a frase ganhou contornos de premonição. O disco ficou 57 semanas no topo das paradas inglesas, abrindo o caminho para mais de 250 milhões de álbuns vendidos, divididos por 30 discos de estúdio, 23 ao vivo, 25 compilações, 3 EPs e 120 singles (dados do Wikipedia, sujeitos a esquecimentos.)

Ou seja, faz 53 anos que Rolling Stones No. 1 foi lançado no Reino Unido. Gravado no Regent Sound Studio para a Impact Sound (empresa de Oldham), o disco saiu pela Decca inglesa. Não há informações sobre as vendas do disco. Há apenas a certificação de 500 mil cópias vendidas nos Estados Unidos da versão norte-americana (England’s Newest Hit Makers), lançada pelo selo London em maio de 1964.

Primeiro EP dos Stones

Covers de ídolos 

Como os Stones estavam ainda aprendendo a compor, a aposta foi fazer versões de canções que eles conheceram por terem sido gravadas por seus ídolos. Então, temas como Carol e Route 66 (Chuck Berry), I Just Want Make Love To You (Muddy Waters), I´m a King Bee (Slim Harpo) e Honest I Do (Jimmy Reed) entraram no disco.

Cru, seco, sem qualquer tecnologia, Rolling Stones No.1 soa como disco de uma banda de garagem, que é exatamente o que os Stones sempre foram. Certamente ele não é o melhor disco já gravado por eles, mas sem dúvida foi um dos mais autênticos. Tanto assim, que em 2016 eles lançaram Blue and Lonesome, repetindo exatamente a mesma fórmula usada em janeiro/fevereiro de 1964, quando o N.1 foi gravado.

Abaixo temos a lista de canções do disco (edição inglesa):

Side one
1. “Route 66” Bobby Troup 2:20
2. “I Just Want to Make Love to You” Willie Dixon 2:17
3. “Honest I Do” Jimmy Reed 2:09
4. “Mona (I Need You Baby)” Ellas McDaniel 3:33
5. “Now I’ve Got a Witness (Like Uncle Phil and Uncle Gene)” Nanker Phelge 2:29**
6. “Little by Little” Nanker Phelge, Phil Spector 2:39**
Side two
7. “I’m a King Bee” James Moore 2:35
8. “Carol” Chuck Berry 2:33
9. “Tell Me (You’re Coming Back)” Mick Jagger, Keith Richards 4:05*
10. “Can I Get a Witness” Brian Holland, Lamont Dozier, Eddie Holland 2:55
11. “You Can Make It If You Try” Ted Jarrett 2:01
12. “Walking the Dog” Rufus Thomas 3:10

*Primeira canção Jagger/Richards gravada em LP

**Nanker Phelge era o pseudônimo usado para assinar composições da banda entre 1963 e 1965

Réplicas em CD dos primeiros singles dos Stones

Single original de 1964


[adrotate group=”5″]