Seguindo a trajetória de livros contando as passagens dos Rolling Stones por vários países diferentes, Los Rolling Stones en España, do madrilenho Mariano Muniesa, é uma narrativa cheia de paixão pela maior banda do mundo. Talvez menos documentada do que Os Rolling Stones no Brasil, de Nelio Rodrigues, ou do que os Rolling Stones en Perú, de Bernardo Peñaloza, a obra de Mariano é um relato autêntico cheio amor, ansiedade, aflição, temor e uma enorme quantidade de sentimentos antagônicos.O livro conta em detalhes a história do primeiro concerto dos Stones em Barcelona, em 1976, época em que a ditadura de Franco ainda tinha forte influência sobre os espanhóis e sobre as autoridades. Mariano relata as dificuldades, a resistência e as críticas que os Stones, e os fãs da banda, tiveram de superar para que a atuação na Plaza de Toros, de Barcelona, pudesse finalmente acontecer.Testemunha do célebre concerto de 7 de Julho de 1982, quando um temporal caiu sobre Madrid justamente quando os Stones iniciavam o show, Muniesa fez parte da história ao assistir a uma das mais famosas interpretações de Under My Thumb até hoje, em que o palco praticamente vem abaixo devido à tempestade. Em meio a viagens cansativas, noites se dormir, dias sem comer, Mariano vai contando suas aventuras para ver todos os shows dos Stones na Espanha. Ele narra cada batalha para estar sempre na primeira fila. O livro termina com o relato do concerto de El Ejido, em 30 de junho de 2007, e deixa uma mensagem de otimismo, esperando pela próxima tour em solo espanhol. De perseguidos e combatidos em 1976, os Stones passaram a ter tratamento de chefes de estado em suas passagens futuras pelos país, merecendo escoltas policiais para poderem ir e vir à vontade.
Los Rolling Stones en España é uma excelente leitura. Os interessados podem importar o livro pela Lenoir, de Barcelona, por 38,46 euros, mais 25 euros para correios, sendo então o valor 63,46 euros. Livros não pagam imposto de importação.Fiquem atentos porque mais para o fim do ano deve ser lançado o livro Os Rolling Stones em Portugal e Stones Planet Brazil trará todos os detalhes.
cada vez mais minha admiração por esses caras aumentam, eles tiveram que abriar o caminho no peito e na raça e tb com muito talento,os beatles por exemplo tinham as portas abertas sendo até condecorados pela realeza enquanto os stones eram tidos como os inimigos públicos numero 1! os detratores tiveram que engolir, e hoje eles são mais do que celebridades,quando são criticados hoje vejo muita inveja nos comentários , seja de músicos, criticos ou fãs de outras bandas,mas agora não adianta mais , eles já estão reinado por ai faz tempo e ninguem segura,fico até surpreso em como eles conseguiram fazer shows na espanha nos anos 70 por causa do governo , na mesma epoca estva tudo certo pra eles tocarem no Brasil, e não vieram pelo que eu já li por causa da ditadura.
Oi Stonealone,
Amém pra tudo.
Sim, os shows de 1975 no Brasil não foram possíveis por causa dos regimes politicos da américa do sul e tb por uma série de outros fatores. Mas o principal, realmente foi a dificuldade politica.
O livro do Mariano é boa leitura. Recomendo.
saludos