Há 57 anos Mick Jagger e Keith Richards se encontravam na estação de Dartford.

Darford é uma cidade pequena a 25 km ao sudeste de Londres. Foi um lugar duramente castigado durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia ela é uma comunidade pacata de aproximadamente 85 mil  habitantes. Foi na plataforma 2 da estação de trem do município que em 17 de outubro de 1961 dois guris, de 17 e 18 anos, se reencontraram para mudar os rumos da música.

Fotos: André Ribeiro/Stones Planet Brazil

Todo mundo conhece a história. Mick estudava na London School of Economics e Keith no Sidcup Art College. Eles haviam sido colegas de aula na escola primária de Wentworth. Quando se viram novamente, Mick carregava discos de Chuck Berry e Muddy Waters e isso serviu para uni-los para sempre. Daí surgiram os futuros “Glimmer Twins” e fundadores dos Rolling Stones com Brian Jones e amigos em julho de 1962, em Londres.

Placa na estação de Dartford

Recentemente foi colocada uma placa na plataforma 2 da estação, onde Mick e Keith se encontraram. Ela registra o episódio, que hoje em dia leva milhares de turistas para Darford anualmente. A cidade explora os filhos ilustres e até foi criada uma tour guiada por lugares do passado de Mick e Keith. A Satisfaction Tour percorre casas, escolas, igrejas, hospitais, vários lugares pode onde a dupla passou em sua juventude.

 

A estação de Darford foi parcialmente reformada. Ganhou um prédio novo. Mas as plataformas parecem ter mudado pouco. Ao chegar de Londres – uma viagem de uns 40 minutos partindo de alguma estação central -, você sobe e desce lances de escada para trocar de plataforma e logo encontra onde está a placa.

Além dela, do lado de fora da estação há um painel com foto de Mick e Keith e lá você lê um resumo da história deles com a cidade. “Love Darford“, diz o material publicitário da prefeitura local.

Satisfaction Tour

Keith regressou a lugares de Darford onde viveu faz alguns anos. Em sua antiga casa, na Chastilian Rd, o Stone tirou foto com os dos atuais donos do lugar, que virou uma floricultura. A foto fica exposta na vitrine da loja. Mick é um dos benfeitores do Mick Jagger Centre, criado para incentivar dotes artísticos nas crianças. O centro está bem ao lado da Darford Grammar School, escola secundária de Mick.

Wentworth School onde Mick e Keith se conheceram

Caminhando pela cidade, conversando com as pessoas, você encontra várias antigas “namoradas” e “melhores amigos” de Mick Keith. Apesar de ser uma pequena comunidade conservadora, os moradores mais antigos têm orgulho dos cidadãos mais famosos de Dartford.

Quer saber mais sobre essa história? Visite a estação de Darford e passe pelos lugares por onde Mick e Keith andaram. É uma viagem no tempo incrível. Uma boa dica é fazer a Satisfaction Tour.

Você pode fazer a reserva e comprar os tickets pela internet. Acesse o site deles: http://www.satisfactiontour.co.uk/.

 


 

Comentários

comentários