Our first album reflected what we used to play at the Crawdaddy, a regular diet of Jimmy Reed, Bo Diddley, Muddy Waters with some Slim Harpo. The album was the cream of the set. – Keith, 2003

The Rolling Stones are more than just a group – they are a way of life. – Andrew Oldham, 1964

Há 50 anos os Stones lançavam seu LP de estreia, intitulado simplesmente The Rolling Stones (nos EUA, foi lançado com o subtítulo England’s Newest Hitmakers, e com Not Fade Away – que era um single de sucesso – no lugar de Mona, presente no lançamento inglês).
Embora alguns poucos autores indiquem 16 de abril como sendo a data do lançamento do disco na Inglaterra, a grande maioria de fontes confiáveis, entre livros e websites de fãs indica a data exata como sendo a do dia 17 de abril.
O disco foi gravado entre 3 de janeiro e 25 de fevereiro de 1964 nos Regent Studios em meio à segunda tour britânica e foi produzido por Andrew Oldham e Eric Easton.
A ideia da capa foi do empresário da banda, Andrew Oldham, que decidiu inovar fazendo algo que era inédito até então: apenas a foto da banda em um ar sério e o logo da gravadora Decca apareciam na capa, o que para Oldham reforçava a imagem de bad boys que ele pretendia dar aos Stones, em uma antítese à pose sorridente e bem-comportada dos Beatles.
Antes de seu lançamento a revista NME teve acesso a um preview, e o repórter Richard Green foi entusiástico em sua resenha: “Fui ao escritório da Decca na segunda-feira para uma prévia do disco pelo qual milhares de fãs clamam. Acredite em mim: é fantástico! Vou até dizer que se ele não tomar o lugar dos Beatles no topo da parada de LPs eu como meu toca-discos sabor chocolate”. 
O repórter estava mais do que certo: antes de seu lançamento, o disco já tinha 100 mil cópias encomendadas, e chegou à primeira posição da parada inglesa em 25 de abril de 1964, tirando o posto que era ocupado até então pelo disco With the Beatles, permanecendo nessa posição por 12 semanas, além de figurar entre os top 10 por outras 51 semanas.
Além disso, o disco serviu para consolidar a reputação que os Stones já haviam adquirido ao longo de sua (até então, curta) carreira, sem falar na influência que exerceu nas bandas contemporâneas (como o The Who e Animals, por exemplo), além de um sem número de  bandas que surgiriam posteriormente, bem como lhes rendeu a primeira tour norte-americana.
Anúncio publicado na revista Billboard de 16 de maio de 1964, anunciando a iminente chegada dos Stones aos EUA
Infelizmente, o primeiro disco dos Stones é um dos que menos possui outtakes disponíveis. Para os interessados, disponibilizamos abaixo o bootleg “Studio Outtakes and Rarities vol. 1 – 1963/1964”, com 2 CDs que trazem as sobras de estúdio disponíveis, além de algumas outras gravações do segundo disco e sessões dos Railroaders, entre outras curiosidades, remasterizado por Teague Raw, usuário do fórum IORR. 
Você pode baixar o bootleg através dos links abaixo:
Referências:
Stones on Decca webpage 
The Rolling Stones Complete Recording Sessions 1962-2012, Martin Elliott
The Complete Works of the Rolling Stones 1962-2013, Nico Zentgraf
The Rolling Stones: Gravações Comentadas e Discografia Completa, Ed. Larousse, 2009
According to The Rolling Stones – A banda conta sua história, Ed. Cosac e Naify, 2011
Life, Keith Richards com James Fox – Ed. Little, Brown and Company, 2010
Sexo, Drogas e Rolling Stones, José Emilio Rondeau e Nelio Rodrigues – Agir, 2008 
Rolling Stones Gear, Andy Babiuk e Greg Prevost – Backbeat Books, 2013
Who Am I, Pete Townshend – Harper Collins, 2012
New Musical Express, ed. 900, 10 de abril de 1964, p. 5
Fonte do bootleg: It’s Only Rock’n’Roll Fan Club of Europe