Desde o fim do ano passado surgiram muitas informações sobre a possibilidade de os Rolling Stones saírem em tour pela Europa em meados de 2017.  Negociações foram abertas, começaram a vazar possíveis locais de shows e até algumas datas. No entanto, embora não seja definitivo e tudo possa mudar, parece que a ideia foi deixada de lado.

Agora vou perguntar. Seria o melhor momento para os Stones saírem de novo em tour? A minha resposta é “não”. A hora é de a banda terminar o que começou em 2016 e finalizar o novo disco de inéditas que vem sendo preparado há meses. Mas lembrem-se, isso é a opinião do autor.

Vamos deixar claro. Não estamos dizendo que os Stones não irão sair em tour em 2017. Pode ser que em uma semana, ou em um mês, eles anunciem uma nova série de concertos – ou não. Mas o fato é que isso não faria muito sentido, no nosso ponto de vista, considerando a estratégia de lançamento de um novo disco, embora tudo possa acontecer.

Blue and Lonesome foi um feliz acidente de percurso. Os Stones estavam em estúdio para gravar canções novas. Mas entre uma e outra, ficaram brincando e tocando velhos blues. As jam sessions acabaram gravadas e quando foram ouvir o resultado, ficaram espantados com a qualidade do material. E disso saiu Blue and Lonesome, de aquecimentos da banda gravados ao vivo no estúdio.

Como Blue and Lonesome teve resposta superior à esperada, vendeu mais de 2 milhões de unidades em todo mundo, o novo disco de inéditas foi ficando para trás. Mas volta e meia Mick, Keith, Ronnie ou Don Was mencionam que estão trabalhando ainda em novo álbum, que há várias canções prontas e outras sendo compostas.

Se a banda está na estrada desde 2012, tendo feito cerca de 90 shows, passando por todos os cantos da mundo, inclusive a Europa (2012 e 2014), é muito mais lógico dar uma pausa nas apresentações, terminar o novo disco e aí sim sair em viagem para mais um punhado de gigs promocionais do lançamento.

Blue and Lonesome saiu em 02 de dezembro. Logo, não há como promovê-lo em uma tour europeia realizada em junho/julho, meio ano depois. O mais razoável é finalizar o álbum de inéditas e sair em tour com material novo, depois de dar um tempo para o grande público sentir saudades de ver os Stones ao vivo outra vez.

A boa notícia é que os Stones seguem ativos. Seja preparando nova tour, seja preparando novo disco. Em breve deveremos ter alguma novidade boa.


[adrotate group=”5″]