Nós já publicamos aqui em 2008, a receita do Shepherd´s Pie, prato preferido de Keith Richards. “A única coisa que eu poderia comer todos os dias”, já disse Keith, que desde criança saboreava o prato feito pela Doris.
Na verdade, é um bolo de carne, só que de carneiro. Hoje acordamos com a vontade de repetir a receita para quem ainda não a conhece. Aproveitando a visita da amiga e colaboradora Danny Jaggerzita três semana atrás, arriscamos repetir a receita. O resultado está na foto acima. Abaixo, como fazer.
A RECEITA:
Ingredientes
1,4kg de batatas descascadas cortadas em cubo
1 colher (de sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto
1 kg de carne de carneiro moída
2 cebolas picadas
2 cenouras raladas
350ml de caldo de carne
1 colher (de sopa) de amido de milho
Molho HP Sauce (é uma espécie de Ketchup inglês)
Coloque as batatas numa panela grande e cubra com água. Ferva a água, reduza o fogo e deixe ferver em fogo brando até elas ficarem macias. Escorra a água. Usando uma batedeira ou um espremedor, faça um purê com as batatas e a manteiga. Tempere com sal.
Frite a carne com cebolas, temperando com umas duas colheres de sopa de HP Sauce (se você gosta de coisas bem picantes ponha pimenta, mas cuidado, o molho é fortinho). Acrescente e a cenoura ralada e o caldo de carne. Misture e frite mais um pouco.
A carne de carneiro é muito gordurosa, então não precisa colocar nada de óleo. Se quiser colocar, bote pouco – ou o prato ficará bem gorduroso.
Junte maizena e deixe cozinhar por dez minutos. Coloque esta mistura num recipiente para tortas e cubra com o purê de batatas. Leve ao forno até o purê começar a dourar. Cuidado para não queimar a carne por baixo. É bom deixar o molho com bom caldo (sem exageros, claro).
Sirva e coloque mais um pouco de HP Sauce por cima e aproveite o prato preferido de Keith.
A carne de carneiro pode ser substituída por carne bovina, caso você não encontre ou não goste de carneiro. O HP Sauce pode ser chatinho de achar, o nosso veio direto de Londres. Talvez você possa tentar um Ketchup picante caso não o tenha – mas seria uma experiência, não sabemos como ficaria.
Nosso agradecimento a Fernando Kfouri e Viviane Possamai, que nos forneceram o HP Sauce, item importante da receita.
Apesar de todos os erros cometidos pelo Mauro Motta ,essa foi a melhor reportagem do jornal da Globo , hoje dia 20/04
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/04/rolling-stones-completam-meio-seculo-de-furia-e-alegria.html
Cara, os únicos erros que eu percebi foram
Stones voltaram dos 60 com Exile…. mas isso é uma questão de aproveitamento de tempo, não tem como explicar tudo em 5min, então é normal se citar aquilo que se acha principal, mesmo que eventualmente a informação não fique tão precisa, como é uma crônica e não uma matéria… passa tranquilo, pode ser feito assim. mas ele tb poderia argumentar que pra ele a volta se deu pelo Exile, pela importancia do disco…seria questao de opiniao.
depois diz que os stones voltam com grandes tours nos 90, qdo foi em 1989..mas tb ai ele faz uma figura de linguagem pq afinal o fim dos 80 já expressava oq viria nos 90…. o Guns tava aparecendo e tudo isso. mas depois ele mesmo corrige, citando que os stones ficaram 7 anos longe da estrada… como a ultima tour tinha sido 1981, sete anos dá 1989…..
não percebi mais nenhum "erro".
O nelson conhece stones profundamente…. essas pequenas questões são mais uma liberalidade poética ou aproveitamento de tempo do que erro em si.
ao menos esses, pode ter me escapado alguma coisa, que tu tenhas notado e eu nao.
saludos
1-Ele disse que os Stones quase acabaram no fim dos 60 depois que o Brian Jones morreu ( Sendo que o Brian não estava mais na banda quando aconteceu ) e Depois da arruaça dos Hells Angels em Altamont…
2- Durante a execução de J J Flash, a legenda mostra Gimme Shelter, como se essa fosse a música ( quando na realidade é o nome do filme fonte das imagens)
3- No fim ele afirma com todas as letras que os Stones já anunciaram tour para 2013 (?!) (Sendo que sabemos que não há nada oficial sobre isso) – Apenas uma outra especulação – Pra vc ter uma ideia eu assino no Google para receber no meu e-mail notícias sobre os Stones e quase todos os dias chega uma dizendo que os Stones farão show de abertura dos jogos Olímpicos de Londres (?!) – Vai entender?
No mais eu concordo , sintetizar Stones em 5 minutos é impossível , os caras editaram a matéria na pressa misturando imagens de várias épocas sem nenhuma cronologia.
Mas valeu. Se a Globo tem uma coisa de bom é q já provou que tem muita gente lá que ama os Stones.
Olha aqui o HP Sauce para venda no Brasil
http://www.cellena.com.br/produto/3820386/Molho-HP-Sauce-Original-255g
Legal, márcio, bela dica, eu tinha procurado e nao achei,
por isso,m me trouxeram.
Oi eletro,
Qdo ele cita que os Stones quase acabaram com a morte do Brian e de Altamont ele está se referindo ao período que foi turbulento. O Nelson sabe que o Brian já tinha saída da banda. Mas os jornais da época já especulavam que a tour de 1969 seria a última, que os Stones acabariam… era época de mtas mortes, de mtas bandas acabando e a imprensa da época badalou mto isso. então, oq ele diz não deixa de estar certo… assim, interpretando a situação e não levando ao pé da letra, pq num texto de tv nao tem como explicar tudo tim tim por tim tim.
O GC (gerador de caracteres tá errado memso, nem tinha notado), mas isso não é com o nelson. ele grava o texto e depois um editor edita a crÓnica, preenche com imagens e cuida do GC… o GC é escrito por um operador e eles usualmente erram…isso é dos erros mais comuns em TV… acontece todos os dias, no Jornal Nacional, inclusive… mas é erro, sem duvida.
qto aos stones terem amnunciado tour, tb nao está certo, não anunciaram. ai ele entrou na onda do que dizem os jornais…. toda hora tu lê alguma coisa dizendo que os stones farão tour e ele embarcou, pq certamente não tem o mesmo nível de informação hoje em dia, que tem um hard core fan… os jornais dizem, ele acreditou.
entao acho que de forma geral foi mto boa a crônica.
O William Waack tb é fã dos Stones, além do Nelson Motta, E tem um diretor lá, que me escapa o nome, q tb é mto fã dos stones. mtos programas acabam tocando uns stones às vezes pra puxar o saco dele… mas nao lembro o nome do cara.
abracao
Na verdade não foi um erro, a legenda embaixo realmente se referia ao filme Gimme Shelter como fonte das imagens, assim como quando apareceram imagens do Live at the Max, Shine a Light, Ladies & Gentlemen, etc. Mas realmente teve um erro, enquanto mostravam imagens do show em St. Louis em 1997, a legenda dizia "The Biggest Bang". Então, acho que na verdade foi aí que erraram na legenda.
e vc eletro, que chamou o conhecido Nelson motta de mauro motta? e eu que tb posso ter errado ao exagerar nos "tts" ? rsrsrsrs.
bom, havendo ou não erros, agradeco por serem tão ligados neste detalhes, especialmente de GC, que passa batido pra mim.
se é como a danny disse, ela tem razao, ai nao tem o erro, depois até vou conferir por curiosidade.
valeu
ó, a danny tem toda razao… o GC refere-se ao filme gimme shelter e nao à cancao, que era JJF.
e qto ao brian…
o texto tá certissimo… ele diz "depois de enfrentar a morte de brian jones" e a morte de uma pessoa assassinada pelos Hells Angels, muitos deram a banda como encerrada….
é verdade, foi isso mesmo que aconteceu.
o texto nao diz que os stones quase termimaram por causa da morte do brian, como se ele ainda estivesse na banda. mas tiveram de enfrentar a morte do fundador da banda…. tá 100% correto.
abracos