Nós já publicamos aqui em 2008, a receita do Shepherd´s Pie, prato preferido de Keith Richards. “A única coisa que eu poderia comer todos os dias”, já disse Keith, que desde criança saboreava o prato feito pela Doris.
Na verdade, é um bolo de carne, só que de carneiro. Hoje acordamos com a vontade de repetir a receita para quem ainda não a conhece. Aproveitando a visita da amiga e colaboradora Danny Jaggerzita três semana atrás, arriscamos repetir a receita. O resultado está na foto acima. Abaixo, como fazer.

A RECEITA:
Ingredientes

1,4kg de batatas descascadas cortadas em cubo
1 colher (de sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto
1 kg de carne de carneiro moída
2 cebolas picadas
2 cenouras raladas
350ml de caldo de carne
1 colher (de sopa) de amido de milho
Molho HP Sauce (é uma espécie de Ketchup inglês)

Coloque as batatas numa panela grande e cubra com água. Ferva a água, reduza o fogo e deixe ferver em fogo brando até elas ficarem macias. Escorra a água. Usando uma batedeira ou um espremedor, faça um purê com as batatas e a manteiga. Tempere com sal.
Frite a carne com cebolas, temperando com umas duas colheres de sopa de HP Sauce (se você gosta de coisas bem picantes ponha pimenta, mas cuidado, o molho é fortinho). Acrescente e a cenoura ralada e o caldo de carne. Misture e frite mais um pouco.
A carne de carneiro é muito gordurosa, então não precisa colocar nada de óleo. Se quiser colocar, bote pouco – ou o prato ficará bem gorduroso.
Junte maizena e deixe cozinhar por dez minutos. Coloque esta mistura num recipiente para tortas e cubra com o purê de batatas. Leve ao forno até o purê começar a dourar. Cuidado para não queimar a carne por baixo. É bom deixar o molho com bom caldo (sem exageros, claro).
Sirva e coloque mais um pouco de HP Sauce por cima e aproveite o prato preferido de Keith.

A carne de carneiro pode ser substituída por carne bovina, caso você não encontre ou não goste de carneiro. O HP Sauce pode ser chatinho de achar, o nosso veio direto de Londres. Talvez você possa tentar um Ketchup picante caso não o tenha – mas seria uma experiência, não sabemos como ficaria.

Nosso agradecimento a Fernando Kfouri e Viviane Possamai, que nos forneceram o HP Sauce, item importante da receita.

Comentários

comentários