Há exatamente 20 anos os Stones faziam seu primeiro show no Brasil, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Não foi o melhor dos cinco shows que os Stones fizeram aqui naquele ano (três em SP e dois no RJ), mas quem esteve lá jamais vai esquecer, em especial pelo contexto histórico.
Os Stones se apresentaram no festival Hollywood Rock, que era realizado no Brasil desde 1988 (sem contar a edição de 1975, só com artistas nacionais), e que na edição de 1995 também teve como atrações o Barão Vermelho, Rita Lee e os Spin Doctors.
A expectativa pelos shows era tanta que se criou um clima de Stonesmania no Brasil, inédito até então. Reportagens especiais sobre a banda eram exibidas constantemente na TV, as revistas e jornais publicavam farto material sobre os Stones (em Porto Alegre, o jornal Zero Hora chegou a publicar diariamente uma contagem regressiva para o show, trazendo notas e curiosidades sobre a banda) e a Volkswagen, que era uma das patrocinadoras dos shows, aproveitou a oportunidade para lançar o Gol Rolling Stones.
À medida em que os meses passavam, a ansiedade dos fãs para ver os Stones crescia, mas sofreu um baque poucos dias antes do primeiro show em São Paulo: o estádio do Morumbi, inicialmente escolhido como palco dos shows, fora interditado por problemas estruturais. A Promoter, empresa responsável pelos shows, entrou em acordo com a prefeitura de São Paulo e transferiu os shows para o estádio do Pacaembu, mas um novo problema surgiu. Como acomodar as cerca de 135 mil pessoas que compraram ingressos para os dois shows em um estádio com capacidade para 50 mil? A solução foi marcar um show extra, o que foi acertado com a banda, e que aconteceu em 30 de janeiro.
Depois de toda a expectativa, chegou enfim o grande dia. Pouco antes das 15h do dia 27 de janeiro de 1995 todos os portões de acesso estavam abertos para os fãs que vieram de várias partes do Brasil e do exterior.
Apesar do temporal que caiu durante o show do Barão Vermelho (e que fez com que Rita Lee cancelasse seu show) e dos Spin Doctors, a maioria dos fãs não arredou pé, e a espera valeu a pena. Pouco depois das 23h, um som de percussão anunciava que o show iria começar, mas não sem um espetáculo pirotécnico antes: uma cobra metálica localizada do lado direito do palco que soltava fogo pela “boca”.
Como que por um milagre, a chuva deu uma trégua justamente quando os Stones subiram ao palco. O show começa com Not Fade Away, música de Buddy Holly que lhes abriu as portas para a América do Norte em 1964, e os Stones repassam sua carreira de (até então) pouco mais de 30 anos com os clássicos que todos queriam ouvir e mais as novidades do disco Voodoo Lounge, lançado um ano antes.
Na apresentação da banda, uma surpresa para Charlie Watts: o baterista foi o músico mais aplaudido pela plateia, que inclusive utilizou a cobertura de madeira colocada no campo para pular e fazer ainda mais barulho, demonstrando todo o seu carinho e admiração por ele.
Crédito: Marcos Issa/Argosfoto |
Os Stones ainda se apresentaram em São Paulo nos dias 28 e 30, e no Rio de Janeiro nos dias 2 e 4 de fevereiro, sendo que este último show foi transmitido ao vivo pela Rede Globo.
Depois desses shows da Voodoo Lounge Tour no Brasil, os Stones ainda voltariam para os shows da Bridges to Babylon Tour, em 1998, e para o famoso show na praia de Copacabana, em 2006, diante de mais de um milhão de espectadores. Mas para quem acompanhou na época, possivelmente nenhum desses shows tenha um significado maior do que qualquer um dos primeiros shows dos Stones no Brasil, em 1995.
No vídeo abaixo, a reportagem do Jornal Hoje sobre o primeiro show dos Stones em São Paulo:
O setlist do show do dia 27/01/1995:
Not Fade Away/Tumbling Dice/You Got Me Rocking/Rock and a Hard Place/Rocks Off/Satisfaction/Beast of Burden/Angie/Midnight Rambler/Just My Imagination/Love is Strong/I Go Wild/Miss You/Honky Tonk Women/Before They Make Me Run/The Worst/Sympathy for the Devil/Monkey Man/Street Fighting Man/Start me Up/It’s Only Rock’n’Roll/Brown Sugar/Jumpin’ Jack Flash
MARQUEE CLUB DESTACA OS 20 ANOS
O programa Marquee Club, apresentado por Cristiano Radtke todas as quartas a partir das 18h30 na webrádio DinamicoFM fez uma edição especial em duas partes lembrando essa tour. Ouça pelo link: https://stonesplanetbrazil.com/os-20-anos-da-voodoo-lounge-no-brasil-e/
Foi aí que começou minha paixão pelos Stones, véspera do meu aniversário!! Presente para toda a vida!!
Confesso que não sou fã de longa data, mas tb eu tinha 18 anos… Mas hoje eu busco viver intensamente esse amor!!!
Esse show dos Stones no Rio de Janeiro que passou na Globo eu assisto até hoje em VHS, acho um dos melhores shows deles
Foi momento importante para a "stoneidade" brasileira, sem dúvida. Talvez o mais importante.
Matéria super bacana André. Voodoo Lounge foi sem dúvida uma das turnês mais importantes da banda, e particularmente, é meu segundo álbum favorito. Acho que já comentei aqui no blog que Blinded by rainbows é fantástica.
Abraço!
O post é do Cristiano, Roger. e sem dúvida, foi uma baita tour.
abracao.
Voodoo Lounge foi meu primeiro CD e como parte das comemorações do dia de Hj, é ele que vai acompanhar meu dia!!!
Eu assisti aos dois primeiros shows de São Paulo e ao segundo do Rio.
Para mim, o melhor foi o da segunda noite de São Paulo.
E das três turnês que assisti – 95, 98 e 06 – Voodoo Lounge foi a melhor.
Cristiano, estou ansioso para ouvir o teu programa comemorativo.
Abraços
vimos os mesmos shows em 95, eriovaldo, e concordo, o segundo de sp foi o melhor, disparado.
Todas as pessoas que eu conheço e que foram em mais de um show da Voodoo Lounge Tour já me disseram que o show de SP do dia 28 foi melhor que o do dia 27. Infelizmente, só vi este naquele ano.
E valeu pela audiência, Eriovaldo. Daqui a pouco já estou no ar. 😀
Esse foi o meu primeiro show dos stones.
Acho que fui no segundo dia, pois não me lembro de just my imagination (ainda vou assistir ao vivo) e teve o show da me irrita lee.
Fiquei perto de uma das pontes (lado do Keith) e o cara ia seguido, se atirava de joelhos fazendo caras e riffs.
Quando tocou tumbling dice (segunda música) o Pacaembu veio abaixo.
o primeiro show não se esquece.
Acho voodoo lounge Sensacional, tem várias músicas excelentes.
Alberto
Se a Rita Lee tocou no show em que tu esteve, então com certeza não foi no show do dia 27, Alberto. Nesse dia ela cancelou por causa da chuva.
Mas realmente, esses shows foram históricos pra quem pode estar lá.
Dia inesquecivel eu tinha 14 anos e foi meu primeiro show deles !! Hj tive uma noticia de um membro da familia pitanguy e amigo deles que a playmusic empresa de entreternimento ja fechou o show na segunda quinzena de novembro no pq antartica !!
ola dudu, em todos os cantos todos os dias alguma empresa ja fechou show com os stones e nada acontece.
conselho: vamos esperando com calma.
infelizmente não há nada concreto e só vamos ter qdo os Stones anunciarem através dos canais oficiais deles, antes disso, só vamos ficar tentando morder o próprio rabo.
abração e obrigado. volte sempre.
Perfeito Andre !!
Cristiano,
O linque que postaste é para ouvir a transmissão direta da Dinâmico FM?
Cara, é que eu estou com um filho de 5 meses e não tenho como acompanhar a transmissão direta do teu programa, nem o do André.
Então, peço que disponibilizes os podcast deles para que eu possa ouvi-los.
Grande abraço.
Bom, estive no show inesquecível no Pacaembú em SP, com Rita Lee, Barão e Spin Doktors abrindo o memorável Show.
Tenho certeza que foi Puro Êxtase estar lá e ver os Stones arrepiarem.
Por 65.000 milhas mais uns 150 dolares de ingresso dá para assistir Stones em Orlando no Citrus Bowl…..
Fui na segunda noite em SP. Na época a midia especializada, após a turnê, considerou o show do dia 28 em SP o melhor daquela turnê no Brasil.