A noite de 12 de julho de 1962 foi uma das mais importantes da história da música. Naquele verão londrino, um grupo de jovens sedentos por blues literalmente suava a camiseta no Marquee Club. Lá, uns tais de Rollin’ Stones faria sua apresentação de estreia.

Com uma formação improvisada, ainda sem Bill Wyman e Charlie Watts, os Stones não passavam de moleques querendo fazer um som.

Brian Jones era o único que tinha alguma experiência. Ele queria formar um banda e ao ser apresentado a Mick Jagger e Keith Richards depois de uma apresentação com a Blues Incorporated, de Alexis Korner no Ealing Club um par de meses antes, o projeto ganhou vida.

Ian Stewart também circulava pelos pubs e já conhecia Brian. Amigo de Mick em Dartford, Dick Taylor foi recrutado para o baixo. O baterista era qualquer um que aparecesse.

Até hoje não há acordo sobre quem tocou os tambores na noite de estreia no Marquee. A hipótese mais possível é Tony Chapman. Os Stones costumam mencionar Mick Avory, mas o próprio citado diz não ter sido ele.

Os Stones ganharam forma mesmo em 12 de janeiro de 1963, quando tocaram no Ealing Club, já com Charlie e Bill. Na época, ninguém jamais poderia imaginar que a banda seguiria ativa tantos anos depois, tendo passado por uma infinidade de altos e baixos, dramas, sucesso, glória, tragédia e até rock and roll. A história todo mundo conhece.

Setlist de 12 de julho de 1962

Kansas City (Jerry Leiber/Mike Stoller)
Baby What’s Wrong (Willie Dixon)
Confessin’ The Blues (Walter Brown/Jay McShann)
Bright Lights, Big City (Jimmy Reed/Mary Lee Reed)
Dust My Blues (Elmore James)
Down The Road Apiece (Tony Raye)
I’m A Love You (Jimmy Reed)
Bad Boy (Eddy Taylor)
I Ain’t Got You (Calvin Carter)
Hush-Hush (Jimmy Reed)
Ride’ Em On Down (Eddy Taylor)
Back In The USA (Chuck Berry)
Kind Of Lonesome (Jimmy Reed)
Blues Before Sunrise (Elmore James)
Big Boss Man (Luther Dixon/Al Smith)
Don’t Stay Out All Night (Billy Boy Arnold)
Tell Me That You Love Me (Jimmy Reed)
Happy Home (Elmore James)