Pedais ficam escondidos nos bastidores e são acionados pelos roadies

Você já reparou que os solos de Keith Richards nos shows dos Stones ganham gás e você não vê o cara meter o pé ou ligar qualquer pedal? E sim, Keith usa pedais, um deles é o Ibañez TS9 Tube Scream, que algumas vezes ficam escondidos junto aos amplificadores. Raramente você se depara com ele mexendo em algum pedal em shows. Em entrevista reproduzida pela Guitar Player, Keith diz por que não tem pedais à sua frente, no chão, como quase todos os guitarristas (exceção de Ronnie Wood, que também raramente usa pedais no chão).
“Todos os efeitos que eu preciso podem ser acionados nos bastidores do palco.Tenho de saber onde coloco os pés e não ficar tropeçando naquelas caixas”, explicou Keith.
Então, aquilo que já se sabia, agora foi confirmado por Keith. Cabe à equipe de Pierre de Beauport, seu rodie e chefe dos roadies dos Stones, cuidar dos pedais de efeito usados nas apresentações.

Pierre de Beauport é o roadie de Keith

Aliás, é Pierre quem cuida de todas as guitarras de Keith, escolhe as que ele vai tocar em cada música e muito frequentemente apresenta ao guitarrista instrumentos que ele tem há anos e nem sabe. Keith ainda comentou sobre sua relação com Brian. “A gente estava excursionando pelos Estados Unidos e ele tem crise se asma e fica duas semanas fora. E eu tendo de cobrir todas as bases, sem um outro guitarrista. Ai eu descobria que ele estava fora do hospital se envolvendo com groupies. Desculpe, mas precisa um pouco mais de dedicação”, disse Keith.

Muitas vezes Keith usa um Ibañez TS9 embaixo dos amplis

Comentários

comentários