As aventuras pela Inglaterra continuaram hoje. Tiramos o dia para fazer a Satisfaction Tour em Dartford, que percorre os principais pontos históricos de Mick Jagger e Keith Richards em sua cidade natal. Eu já havia visitado Dartford em 2012, mas foi uma coisa tão rápida, que eu sentia a necessidade de regressar para revê-la com mais calma e tempo.
Nós começamos a Satisfaction Tour, que é uma visita guiada pela cidade, por volta das 12h30min. Há um senhor que serve de guia e vamos numa van por alguns dos pontos de maior interesse. O passeio dura duas horas e custa 30 libras.
Antes mesmo da tour, a plataforma 2 da estação de trem de Dartford já é o clímax da aventura. Foi aí que Mick e Keith se reencontraram para depois formarem os Rolling Stones. Há uma placa azul mencionando o encontro. Aliás, diferentemente de 2012, agora se vê que a cidade está empenhada em manter a história de seus dois moradores mais ilustres.
É emocionante caminhar pela plataforma onde os dois adolescentes com aspirações musicais descobriram suas afinidades. Não fosse esse encontro, não existiriam os Rolling Stones.
Bom, para que Mick e Keith pudessem se encontrar, antes disso eles tiveram de nascer. Então, também visitamos o Livingstone Hospital, onde ambos vieram ao mundo.
Ele fica bem próximo da estação de trem e quem quiser arriscar pode chegar até ele caminhando. Aliás, é possível fazer quase tudo a pé, mas há muitas subidas e você precisa estar preparado. Com a Satisfaction Tour, conhecer o pontos turísticos stoneanos de Dartford ficou bem mais simples.
Outro ponto fundamental é Wentworth School, onde Mick e Keith estudaram juntos e se conheceram. É mais um episódio vital para o nascimento dos Stones anos mais tarde.
Uma esquina entre Keith e Mick
O passeio continua com casas onde Mick e Keith viveram. Duas delas ficam bem próximas. A de Keith fica em cima de uma loja na 33 Chastilian Road. A de Mick está a uma quadra de distância, na 39 Denver Road.
Na casa de Keith há na vitrine da loja uma foto do Stone com os proprietários atuais, que foi tirada em visita que ele fez anos atrás. Ali, Keith viveu com sua mãe Doris.
Dobrando a esquina se chega à casa de Mick, que morou ali com seu irmão mais novo, Chris, e os pais, Joe e Eva.
Se você tiver oportunidade, converse com os locais. Especialmente o pessoal mais antigo, vai ter boas histórias para contar sobre Mick e Keith. E é engraçado como muita gente diz ter sido íntima de ambos quando eles moravam na cidade.
Se você curte fazer esse resgate histórico, vai ficar emocionado em passar por esses lugares e por vários outros que irei seguir colocando. Pode ser que muitos não deem a menor bola para isso, mas eu acho muito legal fazer esse tipo de tour, e me dispus a visitar o maior número de lugares possível.
Então vamos seguir. Nós também passamos pela casa Mick, quando ele era adolescente. Há uma foto famosa em que ele aparece com o irmão Chris à frente da propriedade com um amigo da família Jagger.
Os atuais moradores da casa estavam à frente dela e foram muito simpáticos. Permitiram fotos e trocaram ideias com as pessoas sobre o antigo morados ilustre. Neste lugar, Mick, Keith e Brian ensaiaram nos primórdios do que viriam a ser os Rolling Stones a partir julho de 1962.
Não menos importante é a casa onde Keith morava com sua mãe quando ele começou a tocar com os demais guris da banda. Há uma placa na frente do imóvel mencionando que o guitarrista viveu ali por 10 anos. A casa fica na 6 Spielman Road.
Há outros pontos pelo qual o tour passa. Por exemplo, a igreja onde Keith cantava no coral. E um parque onde há tipo uma estátua de madeira de Jagger. A mesma imagem está reproduzida num vidro da Dartford Station. Ao menos o parque, não vale a caminhada.
Mick Jagger Centre
O que realmente tem relevância é a Dartford Gramar School, onde Mick estudou. Este é um dos lugares stoneanos mais conhecidos de Dartford e é certamente uma foto clássica e obrigatória.
Ao lado, fica o Mick Jagger Centre, espaço que estimula dotes artísticas das crianças. O centro conta com o apoio de Mick, que inclusive esteve presente em sua inauguração. Há várias fotos de Jagger dentro do lugar, mas você só pode visitá-lo quando não há atividade.
Depois de duas horas, a tour acaba na estação de trem de Darford. Mas ainda pode caminhar pela cidade, andar pelo centro, almoçar por lá e desfrutar da atmosfera do lugar onde Mick e Keith nasceram.
É fácil e rápido ir a Dartford
A viagem a Darford é tranquila, leva em torno de 50 minutos, saindo da Charing Cross Station. O ticket de trem custa em torno de 10 libras.
Portanto, você pode chegar no final da manhã e regressar a Londres facilmente na metade ou no fim da tarde.
Você pode ter mais detalhes sobre a Satisfaction Tour clicando aqui. Você compra o ingresso pela internet e paga com cartão de crédito internacional. Se tiver alguma dúvida, basta escrever para eles, que a resposta vem rapidamente. Há um e-mail de contato no site deles.
As aventuras continuam
Bom, mais aventuras nos esperam. Temos dois dias até o show de Southampton e vamos tratar de aproveitar o tempo ao máximo. Hoje demos mais uma passada pelo Sticky Fingers e mais uma vez fomos muito bem recebidos pela nossa amiga brasileira Rebeca, que trabalha no restaurante. Daremos mais notícias em breve.
Lembre-se a loja online de Stones Planet Brazil logo estará cheia de novidades. Fique de olho.
Sem Comentários