A morte de Charlie Watts em 24 de agosto de 2021 repercutiu enormemente em todo mundo. Fãs, artistas, celebridades, empresas, casas de shows, gravadoras, instituições de vários tipos prestaram suas homenagens ao baterista. Nós entendemos que dever de Stones Planet Brazil fazer esse registro histórico reunindo esse conteúdo, mesclado com textos que nós escrevemos.

Show do Guns N’ Roses em San Jose-EUA

É impossível citar todos que manifestam admiração por Charlie Watts nas redes sociais. Então, listamos apenas algumas delas como Familiares de George Harrison, filho de Chuck Berry, Joan Baez, Bill Clinton, Yoko Ono, U2, The Who, Mark Knopfler, Rod Stewart, Peter Gabriel, Slash, Izzy Stradlin, Paul McCartney, Ringo Starr, Lars Ulrich, Elton John, John Mayer, Stewart Copeland e Kenney Jones.

Homenagens ao vivo

Bruce Springsteen pediu aplausos para Charlie em show realizado em Nova York. Veja o vídeo clicando aqui.  O Guns N’ Roses projetou imagem de Charlie no telão de concerto em San Jose-EUA. Veja aqui.
Por outro lado, o Madison Square Garden colocou flyer em homenagem a Charlie na entrada da famosa casa de shows.
Em 2019, a arena fez algo similar quando da morte de Shelley Lazar, a “Rainha dos Tickets”, que trabalhava no Rolling Stones VIP Office.
Já no Twitter, Charlie esteve entre os tópicos mais populares no dia sua morte.

Fachada do famoso MSG, em Nova York

Obrigado Charlie

Eu dei mais de 4 voltas ao mundo para ver Charlie Watts tocar 26 vezes. Foram 13 cidades, em 8 países e em três continentes. São tantas lembranças incríveis, tantas memórias sensacionais, coisas que ninguém nunca vai me tirar.
Graças a Charlie e aos Rolling Stones, eu conheci vários lugares, fiz centenas de amigos, de várias nacionalidades, e adquiri uma experiência de vida que não teria conseguido de outra forma.

Charlie em Orlando-2015 durante o Vip Hospitality de pré-show

Cheguei a situações que nunca o pirralho de Porto Alegre imaginou, como ver Charlie a centímetros de mim, topar com Ronnie em saídas de hotéis e em elevadores, frequentar os corredores dos hotéis dos Stones, encontrar todo staff e familiares da banda.
Por isso mesmo, eu me coloco no lugar daqueles com quem encontrei diversas vezes na estrada e que hoje estão arrasados como eu e como os fãs reais de Charlie e dos Rolling Stones.
Os Stones têm uma família em torno deles. Familiares, amigos, fãs, staff. Pessoas que se reencontram, se cruzam por corredores e estádios a cada nova etapa das tours.
Charlotte, Georgia, Theo, Patti, James, Alexandra, Tyrone, Jess, Lucas, Sally, Tonny, Bill, Zach, Joyce, Leah, Marlon, Chuck Leavell, Chuck L., Lisa, Bernard, Tim, Jane, Darryl, Matt, Opie, Karl, Patrick, são algumas das pessoas que como eu, e como tantos, estão desolados.
Tudo o que eu, e o que todos podemos dizer, de novo, e de novo, é OBRIGADO CHARLIE!

A adorável Charlote Watts

Uma das tantas curiosidades das minhas aventuras stoneanas é a minha “relação” com Charlotte Watts, a neta de Charlie. Por essas coincidências que ocorrem na vida, eu sempre topei com ela a todo momento, algo totalmente aleatório na maioria das vezes.

Charlotte Watts em Londres-2018

Já peguei elevador com a Charlotte, encontrei ela saindo e entrando de hotéis, antes, durante e depois de shows, nos VIP Hospitality e para todo lado. Eu me viro e lá está a Charlotte, que herdou a timidez, doçura e elegância do avô.
Depois de tantos encontros, passei a pedir para tirar fotos com ela. Sempre muito atenciosa ela para e faz pose para foto. Acho que ao me ver ela já pensa: “lá vem o maluco de novo”.
Charlotte acompanha as tours dos Stones desde criança de uns 3 ou 4 anos. Ela pode ser vista já no DVD Four Flicks, quando aparece algumas vezes. Charlotte virou assessora do avô nos shows e eventualmente desenhou alguns dos pôsters de tours recentes da banda.
Eu nem posso imaginar o que esses dias têm sido para Charlotte, Shirley e Seraphina. Charlie era um marido, pai e avô extremamente presente e adorado. Espero que elas consigam tocar o barco em frente. Todo amor do mundo para elas.

A ligação de Kenney Jones

Kenney Jones disse que falou com Ronnie logo que soube da morte de Charlie. O pai de Alice, Gracie, Jess e Tyrone estava arrasado pela perda do amigo, de quem era extremamente íntimo. Por mais que estivesse preparado para esse tipo de perda, quando elas ocorrem nunca se está pronto de fato, teria dito Woody.
Jones também comentou que conversou com Charlie em 02 de junho, quando ele completou 80 anos. Poucos dias depois, Watts foi internado. Segundo o ex-Faces, o colega baterista foi muito amável, mas deixou a impressão de que não estava bem.

Foto postada no site dos Rolling Stones

O show “tem” de continuar

De acordo com os jornais, os Rolling Stones pretendem prosseguir com a No Filter Tour, como estava planejado. Charlie Watts já tinha anunciado que ficaria de fora e Steve Jordan foi convidado para assumir o posto. Com a morte de Charlie, os Stones pretenderiam transformar os concertos em tributo ao amigo. Até o momento (26/08/2021, às 22h38min), os Stones não haviam se pronunciado a respeito.

Homenagens em vídeo a Charlie Watts

Aqui temos vídeos que editamos em homenagem a Charlie. No primeiro, 20 fãs brasileiros cantam o nome de Charlie. Foi extremamente emocionante e difíci para todos. Mas achamos que era necessário fazer esse registro.

No segundo, reunimos as capas de alguns jornais a respeito do falecimento do baterista.

A seguir, colocamos vídeos de canais de televisão, pois a imprensa de todo mundo deu amplo destaque à perda do músico. Clicando aqui você assiste à matéria no Jornal Nacional.  Já se clicar aqui, você assiste à matéria do Jornal da Band. Há neste post material da TV de vários países diferentes e do Brasil.